Título
O papel da construção motivada da identidade e da identificação organizacional na explicação do efeito das práticas de gestão de recursos humanos e de liderança em outcomes individuais
Autor
Romão, João Xavier de Basto Norte
Resumo
pt
Na literatura acerca das práticas de gestão de recursos humanos (GRH) e da liderança, verificase
a mobilização de diferentes mediadores para clarificar o seu efeito em diversos outcomes. A
nossa investigação propõe explicar os efeitos das práticas de GRH e da liderança em outcomes
individuais, como o bem-estar no trabalho, a intenção de saída ou o sentimento de alienação no
trabalho, por via de uma única relação de dupla mediação, baseada na construção motivada da
identidade e no grau de identificação organizacional. De acordo com a teoria da construção
motivada da identidade, os indivíduos constroem as suas identidades com base na satisfação de seis
motivos de identidade, nomeadamente a necessidade de autoestima, continuidade, distintividade,
significado, eficácia e pertença. Verificando-se a sua satisfação, a identificação com um
determinado grupo tenderá a ser consolidada.
O nosso estudo adotou uma abordagem cross-sectional, através da qual uma amostra de
254 indivíduos completou um questionário. Para testarmos as hipóteses estabelecidas,
recorremos ao PROCESS macro, no SPSS. Os resultados obtidos evidenciam que a existência
de práticas de GRH e de liderança promotoras dos seis motivos de identidade contribuem para
a construção motivada da identidade, fenómeno que terá um efeito positivo no nível de
identificação organizacional. Em última instância, verificar-se-ão níveis mais elevados de bemestar
no trabalho e níveis menos expressivos de alienação no trabalho e de intenção de saída.
Assim, as organizações, através das suas práticas e estilo de liderança, poderão propiciar
um contexto privilegiado para a construção motivada da identidade dos trabalhadores, com
consequências positivas a nível individual.
en
The literature on human resource management (HRM) practices and leadership has mobilised
different mediators to explain their effects on different outcomes. Our research proposes to
explain the effects of HRM practices and leadership on individual outcomes, such as wellbeing
at work, turnover intentions or feelings of alienation at work, through a single dualmediation
relationship based on the motivated identity construction and the degree of
organisational identification. According to the theory of motivated identity construction,
individuals build their identities based on the satisfaction of six identity motives, namely the
need for self-esteem, continuity, distinctiveness, meaning, efficacy and belonging. Once these
are satisfied, identification with a particular group tends to be consolidated.
Our study used a cross-sectional approach in which a sample of 254 people completed a
questionnaire. The PROCESS macro in SPSS was used to test the hypotheses. The results show
that the existence of HRM and leadership practices that promote the six identity motives
contributes to the motivated construction of identity, a phenomenon that will have a positive
effect on the level of organisational identification. Ultimately, there will be higher levels of
well-being at work and lower levels of alienation at work and turnover intention.
Thus, through their practices and leadership style, organisations can provide a privileged
context for the motivated identity construction of their employees, with positive consequences
at the individual level.