Título
A televisão em Portugal: um estudo sobre géneros televisivos nos canais generalistas em perspetiva comparada
Autor
Galamba, Soraia Alexandra Monteiro
Resumo
pt
A televisão é considerada como um meio de comunicação em constante evolução podendo caracterizar-se por várias fases como a paleotelevisão, a neotelevisão e a hipertelevisão, sinteticamente, a televisão de “todos” passou à televisão do “eu”, sendo que o recetor tem cada vez mais uma posição egocêntrica relativamente ao consumo televisivo. Uma das maiores consequências da evolução da sociedade contemporânea e das suas ideologias identitárias tem sido a passagem da televisão feita para toda a família, para a televisão feita a pensar no individuo, assim como as mudanças nos conteúdos. Atualmente os canais generalistas portugueses enfrentam o desafio de adequar a programação televisiva aos gostos dos consumidores, para fazer face ao fenómeno “audiências”, privilegiando certos géneros televisivos na construção das grelhas de programação. Os canais generalistas privados e o canal generalista de serviço público tentam hoje adaptar-se à contemporaneidade, à migração dos públicos para os canais temáticos e à convivência com diferentes meios de difusão e diversas formas de consumo. Nesta dissertação, o objetivo principal assenta no apurar das diferenças relativas à presença de certos géneros televisivos nos canais RTP1, SIC e TVI, recorrendo a métodos de análise de conteúdo das grelhas de programação e da realização de entrevistas a diretores de programação e de audimetria e estudos de mercado.
en
Television is regarded as a communication media in constant evolution and can be characterized by several phases as “paleotelevision”, “neotelevision” and “hipertelevision”, synthetically , the television of "all" went to be the television of "I", and the receiver has increased an egocentric position on the television consumption. One of the major consequences of the evolution of contemporary society and its identity ideologies has been the transition from “television to the whole family”, made for “television of the individual”, as well as the changes in contents. Currently, the portuguese generalist channels face the challenge of television programming to suit consumer tastes, to tackle the phenomenon "audiences", privileging certain genres of television in the construction of programming schedules. Private generalist channels and the general public service channel are trying to adapt to the contemporary, the migration of audiences to thematic channels and the interaction with different media outlets and various forms of consumption. In this thesis, the main objective is based on determining the differences concerning the presence of certain genres of television on RTP1, SIC and TVI, using methods of content analysis of programming schedules and conducting interviews with directors of programming and audience measurement and market studies.