Título
Fatores que potenciam a literacia financeira nos jovens: Uma abordagem DEMATEL
Autor
Alves, Sara Patrícia Lopes
Resumo
pt
A Literacia Financeira (LF) refere-se à aquisição de conhecimentos e competências que
permitem compreender e utilizar produtos financeiros de forma a promover o bem-estar
financeiro. Dada à crescente complexidade dos produtos, a importância da LF tem aumentado,
principalmente desde tenra idade. Em Portugal, apesar de existirem programas como o Plano
Nacional de Formação Financeira (PNFF), persistem algumas lacunas, o que destaca a
necessidade de novos modelos e abordagens.
Este estudo visa identificar os fatores determinantes para a promoção da LF entre os jovens,
utilizando uma abordagem multicritério, para tal, utiliza o método Decision MAking Trial and
Evaluation Laboratory (DEMATEL), com vista a analisar a relação causa-efeito entre os
fatores que a influenciam. O objetivo principal é a criação de um modelo que identifique as
medidas mais eficazes para a melhoria da LF, considerando as variáveis socioeconómicas e
demográficas que a impactam. Este modelo foi validado por especialistas através de
questionários online, utilizando o método de Lawshe para avaliar e validar as medidas
anteriormente levantadas na revisão de literatura.
Os resultados mostram que medidas como a inclusão da educação financeira no currículo
escolar e programas de formação contínua apresentam um impacto significativo na melhoria da
LF. Também revela as principais causas e efeitos permitindo identificar medidas prioritárias
para futuras políticas e programas educativos.
Em suma, o estudo contribui para o desenvolvimento de estratégias eficazes que promovem
a LF nos jovens, proporcionando ferramentas úteis para a tomada de decisão, e fornece um
modelo replicável para a implementação de programas de educação financeira.
en
Financial Literacy (FL) refers to the acquisition of knowledge and skills that enable individuals
to understand and use financial products to promote their financial well-being. Given the
increasing complexity of financial products, the importance of FL has grown, particularly from
an early age. In Portugal, despite the existence of programs like the National Financial
Education Plan (PNFF), some gaps remain, highlighting the need for new models and
approaches.
This study aims to identify the key factors for promoting FL among young people using a
multi-criteria approach. The Decision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL)
method was employed to analyze the cause-effect relationships between the factors influencing
FL. The primary objective is to create a model that identifies the most effective measures to
improve FL, taking into account the socioeconomic and demographic variables that impact it.
This model was validated by experts through online surveys, using the Lawshe method to
evaluate and validate the measures previously identified in the literature review.
The results show that measures such as the inclusion of financial education in school
curriculum and continuous training programs have a significant impact on improving FL. The
study also reveals the main causes and effects, allowing the identification of priority measures
for future policies and educational programs.
In summary, the study contributes to the development of effective strategies that promote
FL among young people, providing useful tools for decision-making and offering a replicable
model for implementing financial education programs.