Título
A transformação e interação sensorial na arquitetura na era tecnológica: Trampolim: O concurso público como projeto académico
Autor
Dionísio, Carolina Rodrigues Simal Pina
Resumo
pt
No decorrer dos últimos meses, pudemos navegar e compreender a realidade do
panorama profissional da disciplina. Através de um “trampolim”, constituído por
sete concursos públicos, pudemos “saltar” do espaço académico para o espaço
profissional, enfrentando as dificuldades presentes pelos enunciados propostos, os
dogmas levantados pelos locais de intervenção como também as condicionantes
regulamentares interpostas.
Ao longo da segunda parte deste trabalho, pretende-se desenvolver as reflexões
despoletadas pelos concursos realizados, que incidem, em primeira análise, na
preocupação da transformação da prática da arquitetura em função da evolução
tecnológica, em continua ascensão, que tende a mecanizar o pensamento
arquitetónico e a tornar pouco consciente um fator fundamental para o exercício
da disciplina: a experiência sensorial humana e a sua amplitude, recorrendo à
perceção, à memória, à sensibilidade e às atmosferas que partem do encontro do
nosso corpo com o mundo.
Entende-se que esta condição tende a valorização da visão em relação aos
restantes sentidos, construindo, assim, barreiras à sensibilidade e à relação
necessária entre o pensador e o objeto. Desta forma, pretende-se analisar esta
ausência de consciência através de um olhar mais atento sobre a visão como um
sentido dominante e o tato como um sentido “esquecido” e perceber, enquanto
estudante da prática, de que forma estes fatores têm influenciado a interpretação
e representação do objeto arquitetônico e reprimido a ideia de um imaginário.
Pretende-se refletir e analisar as questões referidas através de diversos pontos
de vista de arquitetos e filósofos, bem como através de exemplos práticos que
busquem este imaginário e reflitam a importância do fator sensorial na disciplina.
en
In the course of the past few months, we have been able to navigate and
understand the reality of the discipline’s professional landscape. Through a
“stamping” consisting of seven public contests, we were able to “jump” from
academic space to professional space, facing the difficulties present by the
proposed utterances, the dogmas raised by intervention sites as also the
regulatory conditioners filed.
The second part of this work is intended to develop the reflections triggered by
the contests held, The first analysis concerns the transformation of the practice of
architecture as a function of technological evolution, on continuing, which tends
to mechanize thinking architectural and make a fundamental factor unconscious
for the exercise of discipline: human sensory experience and its amplitude, using
perception, memory, sensitivity, and atmospheres departing from the encounter of
our body with the world.
It is understood that this condition tends to the appreciation of the vision
concerning the other senses, thus building barriers to sensitivity and the
relationship required between the thinker and the object. In this way, it is intended
to analyze this absence of consciousness through a more attentive look at vision
as a dominant sense and tact as a “forgotten” sense and perceive, as a student
of the practice, in what ways these factors have influenced interpretation and
representation of the architectural object and repressed the idea of an imaginary.
It is intended to reflect and analyze the questions referred to through various
viewpoints of architects and philosophers, as well as through practical examples
that pick this imaginary and reflect the importance of sensory factors in discipline.