Título
Representação como reflexo da proposta: Trampolim: O concurso como projeto académico
Autor
Cruz, Gonçalo Geraldes
Resumo
pt
O início desta investigação reside no desenvolvimento de sete projetos tanto
coletivos como individuais, e realizados durante um período de nove meses.
Todos os momentos de discussão, percursos e escolhas tomadas tornaram-se
determinantes para a conceção destes projetos, e a objetividade passou a ser
essencial até ao momento da entrega, onde todos os elementos gráficos produzidos
se revelaram importantes na apresentação de todas as ideias. Os concursos
apresentaram-se como um importante espaço de produção, onde mais do que
ganhar ou de explorar os limites conceptuais da proposta, a forma como um projeto
se expõe e se apresenta diante de um júri tem tanto impacto quanto as suas
qualidades. O que começou por ser uma tentativa de salto para a expectativa de
uma prática em Portugal, acabou por dar a conhecer um mundo de possibilidades
através dos elementos gráficos.
Por isso, a representação é protagonista na comunicação dos princípios e dos
conceitos que constroem um projeto. A segunda parte deste trabalho explora a
representação como a ferramenta principal de um arquiteto para a explicação
das suas ideias e para o desenvolvimento da proposta. O desenho e a imagem
expressam a mente do arquiteto e a sua forma de “falar” através desses elementos
visuais. É a partir da representação que a arquitetura é demonstrada, discutida
e reconhecida. Cada linha, cada mancha ou cor funcionam como palavras,
conjugadas para montar uma narrativa – um projeto.
en
The start of this research lies in the development of eight projects, both collective
and individual, and carried out over a period of nine months. All the moments of
discussion, paths and choices made became decisive for the conception of these
projects, and objectivity became essential right up to the moment of delivery, where
all the graphic elements produced proved important in the presentation of all the
ideas. Competitions have become an important production space, where more
than winning or exploring the conceptual limits of the proposal, the way a project is
displayed and presented in front of a jury has as much impact as its qualities. What
began as an attempt to leap into the expectation of a practice in Portugal ended up
revealing a world of possibilities through the graphic elements.
This is why representation plays a key role in communicating the principles
and concepts that make up a project. The second part of this paper explores
representation as an architect's main tool for explaining his ideas and developing
a proposal. Drawings and images express the architect's mind and his way
of “speaking” through these visual elements. It is through representation that
architecture is displayed, discussed and acknowledged. Each line, stain or color
acts as words, combined to create a narrative - a project.