Título
Educação ambiental no ensino básico: comparação entre duas escolas em Portugal e no Brasil
Autor
Barbosa, Priscila Maria Soares
Resumo
pt
O objetivo desta dissertação é contribuir para a reflexão sobre a
conscientização relativa aos problemas climáticos nas escolas, como o
professor é preparado para desenvolver esta questão com os alunos, e qual a
importância que se dá para o meio ambiente.
A educação ambiental na sala de aula pode contribuir para as mudanças dos
hábitos dos alunos, oferecer melhor condição de vida, preparar a criança para
ser cidadão consciente que contribua para a melhoria da natureza. O trabalho
do professor é orientar e preparar os alunos para os problemas climáticos que
acontecem diariamente pelo mundo. A escola deve apoiar o educador para
uma educação renovadora, em que o educando se envolva com questões
ambientais que o cerca, com apoio dos conceitos científicos pertinentes.
Para avaliar em que medida estes objectivos da educação ambiental estão a
ser desenvolvidos em Portugal e no Brasil, foram realizadas entrevistas a
profissionais da educação e observação direta em situação de aula, em duas
escolas do ensino básico destes países. Os resultados desta pesquisa deixam
entrever que falta ainda muito que fazer na educação ambiental voltada para a
sustentabilidade: falta sobre tudo preparar melhor os professores para esta
nova realidade, organizar melhor as aulas, e despertar o interesse tanto da
escola quanto da família e da comunidade.
en
The objective of this dissertation is to contribute to the reflection on the
awareness on climate issues in schools, such as the teacher is prepared to
develop this issue with students, and the importance that is given to the
environment.
Environmental education in the classroom can contribute to changes in the
habits of students, provide better living condition, prepare the child to be
conscious citizen who contributes to the improvement of nature. The teacher's
job is to guide and prepare students for the climate problems that occur daily
throughout the world. The school should support the teacher for a refreshing
education where the learner engages with environmental issues that surrounds
it, with the support of relevant scientific concepts.
To assess to what extent these objectives of environmental education are being
developed in Portugal and in Brazil, interviews were conducted to education
professionals and direct observation in classroom situation in two primary
schools in these countries. These results show us that there is still much to do
in environmental education for sustainability: foul everything better prepare
teachers for this new reality, better organize classes, and arouse the interest of
both the school and the family and community.