Título
Impacto das promoções no efeito preço de referência
Autor
Sebastião, Cátia Vicente
Resumo
pt
No contexto atual, caracterizado por uma crescente concorrência no mercado retalhista, as
promoções de vendas são uma estratégia muito utilizada para influenciar o comportamento de
compra dos consumidores, de forma a aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros das
empresas. No entanto, as promoções de vendas influenciam o preço de referência dos
consumidores, que desempenham um papel importante na forma como avaliam os preços e
tomam as suas decisões de compra.
Esta investigação tinha como objetivo perceber qual a influência das promoções no efeito
preço de referência dos consumidores, se esta influência varia consoante as diversas categorias
de produtos de supermercado e qual o impacto da diminuição do preço de referência no
comportamento de compra do consumidor, através de uma revisão de literatura sobre esta
temática e a aplicação de um questionário a 352 inquiridos.
Os resultados obtidos sublinham a importância das promoções na formação e alteração do
preço de referência dos consumidores, indicando que a exposição a promoções frequentes
reduzem os seus preços de referência e diminuem a sua disposição para pagar um preço sem
promoção, tornando-os mais sensíveis às variações de preço. Este efeito pode levar os
consumidores, em períodos sem promoções, a adiarem as suas compras até à próxima promoção
ou a mudarem de marca, e, durante as promoções, pode incentivá-los a acelerar e acumular
compras (stockpiling). Por isso, é essencial gerir o preço de referência dos consumidores através
de um planeamento estratégico das promoções, ajustando a sua duração e frequência, com o
objetivo de reduzir os impactos negativos associados.
en
In the current context, characterized by growing competition in the retail market, sales
promotions are a widely used strategy to influence consumers' purchasing behaviour in order to
increase sales and, consequently, company profits. However, sales promotions influence
consumers' reference prices, which play an important role in how they evaluate prices and make
their purchasing decisions.
The aim of this research was to understand the influence of promotions on consumers'
reference price effect, whether this influence varies according to the different categories of
supermarket products and the impact of lowering the reference price on consumer purchasing
behavior, through a literature review on this subject and the application of a questionnaire to
352 respondents.
The results highlight the importance of promotions in shaping and changing consumers'
reference prices, indicating that exposure to frequent promotions reduces their reference prices
and decreases their willingness to pay a price without a promotion, making them more sensitive
to price variations. This effect can lead consumers, in periods without promotions, to postpone
their purchases until the next promotion or to change brands, and, during promotions, it can
encourage them to speed up and accumulate purchases (stockpiling). It is therefore essential to
manage consumers' reference price by strategically planning promotions, adjusting their
duration and frequency in order to reduce the associated negative impacts.