Título
Estratégias maximizadoras na decisão de compra e preferência por produtos sustentáveis: O papel mediador do pensamento orientado para o futuro
Autor
Alves, Joana Catarina Grazina
Resumo
pt
As nossas decisões de compra contribuem para a sustentabilidade, tornando-se urgente
privilegiar produtos com menor impacto ambiental. Evidência recente sugere que a tendência
para maximizar, ou seja, procurar sempre a melhor opção entre as alternativas disponíveis,
diminui as compras por impulso. No presente estudo analisamos o papel dos estilos de decisão
de compra, especialmente da maximização, na preferência por produtos sustentáveis e o papel
do pensamento orientado para o futuro nessa relação. Os estilos de decisão de compra podem
ser considerados enquanto traços disposicionais (perfis) ou disposições situacionais (mindsets).
Neste estudo, manipulamos o mindset de maximização dos participantes e avaliamos o seu
perfil numa escala de maximização. O setup experimental incluiu ainda o auto-reporte do
pensamento orientado para o futuro e uma tarefa de seleção de produtos com diferentes níveis
de impacto ambiental. Os resultados sugerem que (1) a indução de um mindset de maximização
não aumenta a propensão para escolher produtos com menor impacto ambiental, mas (2) quanto
maior o nível de maximização reportado, maior a preferência por este tipo de produtos.
Permitem ainda compreender que (3) apenas existe uma relação positiva entre o nível de
maximização auto-reportado e a preferência por produtos sustentáveis na condição
experimental de maximização, entre os participantes induzidos a identificar a melhor opção
possível. Esta evidência contribui para a promoção de comportamentos de consumo
sustentáveis, ao demonstrar que estimular os consumidores a fazer a melhor compra possível
pode ser determinante para que, sobretudo consumidores com perfis de maximização, escolham
produtos com menor impacto ambiental.
en
Our decisions as consumers contribute to sustainability, making it urgent to prioritize products
with lower environmental impact. Recent evidence suggests that the tendency to maximize, that
is, always to seek the best option among the available alternatives, reduces impulse buying. In
this study, we analyzed the role of decision-making styles, especially maximization, in the
preference for sustainable products and the role of future-oriented thinking in this relationship.
Decision-making styles can be considered either as dispositional traits (profiles) or situational
dispositions (mindsets). In this study, we manipulated the maximization mindset of the
participants and evaluated their profile on a maximization scale. The experimental setup also
included self-reporting of future-oriented thinking and a task of selecting products with
different levels of environmental impact. The results suggest that (1) inducing a maximization
mindset does not increase the propensity to choose products with lower environmental impact,
but (2) the higher the reported level of maximization, the greater the preference for such
products. Data also shows that (3) there is only a positive relationship between the self-reported
maximization level and the preference for sustainable products in the experimental
maximization condition among participants induced to identify the best possible option. This
evidence contributes to promoting sustainable consumption behavior by demonstrating that
encouraging consumers to make the best possible purchase can be crucial, especially for those
with maximization profiles, for choosing products with lower environmental impact.