Title
Indirect procurement outsourcing: Case study in the Kraft Heinz Company
Author
Lodé, Floriane Sylvie Anne
Summary
pt
O termo "terceirização" compila várias palavras: O uso de recursos externos, e as maneiras de
contratar um terceiro para fazer uma distinta e estritamente precisa parte dos negócios de uma
empresa.
No mercado atual, existe uma grande pressão para que as empresas sejam o mais competitivas e
flexíveis possível. O custo de operar no exterior é alto devido à gestão cultural. Para permitir que as
empresas se concentrem em suas competências essenciais e aumentar a eficiência de custos, algumas
empresas decidem terceirizar, ou no exterior, parte de suas operações. As atividades centrais e a
estratégia normalmente não são candidatas à terceirização.
Não há muita literatura, pesquisas e estudos de caso existentes sobre o tema de BPO, especialmente
com foco na área de compras. Este artigo tem como objetivo entender por que e como terceirizar
parte do departamento de compras indiretas em uma grande empresa, como The Kraft Heinz
Company. Um questionário será escrito e enviado para a alta administração no departamento de
compras indiretas, a fim de coletar dados de sua perspectiva sobre terceirização. O modelo de medição
também será analisado para se ter respostas sobre os benefícios da terceirização. Os resultados dessas
análises mostram que até o momento são bons, a alta administração da Kraft Heinz Company está
satisfeita com o projeto e os benefícios devem aparecer em breve.
No caso do estudo de caso KHC, as respostas de Paulo Santiago ao questionário coincidem com as
observações e apresentação do projeto pela IBM. Para realizar um BPO bem-sucedido, o estágio
preliminar é essencial. Os dados devem ser bem coletados e analisados para definir um bom plano a
ser seguido durante a terceirização. O projeto do Procurement Center funciona bem até agora e está
no caminho certo para entregar os resultados esperados e cumprir os objetivos definidos.
en
The term “outsourcing” compiles several words: outside-resource-using, and means contracting a
third-party to do a distinct, strictly precise part of a company’s business.
In the current market, there is a huge pressure on companies to be as competitive and flexible as
possible. The cost of operating abroad is high due to cultural management. In order to enable
companies to focus on their core competencies and to increase the cost efficiency, some companies
decide to outsource, or offshore, part of their operations. Core activities and strategy are typically not
candidates for outsourcing.
There is not a lot of literature, research and case studies existing on the topic of BPO, especially focused
on the procurement department. This paper aims to understand why and how to outsource part of the
indirect procurement department in a big company, such as The Kraft Heinz Company. A questionnaire
will be written and sent to top management in the indirect procurement department in order to gather
data from their perspective on outsourcing. The measurement model will also be analyzed in order to
have answers on the benefits of outsourcing. The results of these analyses show are good so far, top
management in the Kraft Heinz Company is satisfied with the project and benefits should appear
shortly.
Concerning the KHC case study, the answers of Paulo Santiago to the questionnaire match the
observations and presentation of the project by IBM. In order to perform a successful BPO, the
preliminary stage is essential. The data has to be well collected and analyzed, to shape a good plan to
follow during outsourcing. The Procurement Center project goes well so far and is on track to deliver
the results expected and fulfill the objectives set.