Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Plano de comunicação: YES!diet

Autor
Mendes, Sofia Cristóvão Caria
Resumo
pt
A YES!diet é um programa de perda de peso, desenhado para alcançar o peso ideal sem o conceito a que normalmente é associada a perda de peso - privar o consumidor de comer tudo o que gosta. A YES!diet conta com refeições frescas e snacks proteicos, associados a um acompanhamento personalizado, realizado por profissionais de saúde certificados e especializados na perda de peso e na dieta cetogénica. O presente projeto de tese tem como objetivo a elaboração de um plano de comunicação, assente na reformulação do posicionamento da marca, de forma a alinhá-la com o posicionamento da marca Wells “fica bem contigo”. Nos últimos anos, tem-se verificado uma mudança significativa nas perceções dos consumidores quanto ao corpo e saúde. O movimento body positivity é um exemplo dessa mudança, através da celebração da diversidade e oposição às ideias tradicionais de beleza e magreza. Como tal, as marcas enfrentam o desafio de se adaptarem a esta nova mentalidade e, ao mesmo tempo, abordar questões de gestão de peso de forma sensível e eficaz. Este plano de comunicação apresenta uma análise ao meio envolvente e um diagnóstico interno, através da aplicação de um conjunto de ferramentas e modelos de gestão e marketing. Após análise de mercado, da concorrência e análise interna da empresa foram retirados insights que permitiram tomar decisões estratégicas com o objetivo de alinhar a comunicação da marca com as preferências dos consumidores e mercado, diferenciar-se da concorrência e promover brand awareness.
en
The YES!diet is a weight loss program designed to achieve the ideal weight without adhering to the traditional concept associated with weight loss - depriving the consumer of enjoying the foods they love. The YES!diet offers fresh meals and protein-rich snacks, coupled with personalized guidance provided by certified healthcare professionals specialized in weight loss and the ketogenic diet. The purpose of this thesis project is to develop a communication plan centered on the repositioning of the brand to align it with Wells' brand positioning, "fica bem contigo" - feel good about yourself. In recent years, there has been a significant shift in consumer perceptions regarding body and health. The body positivity movement is a testament to this change, celebrating diversity and challenging traditional notions of beauty and thinness. Consequently, brands face the challenge of adapting to this new mindset while addressing weight management issues sensitively and effectively. This communication plan includes an analysis of the external environment and an internal diagnosis, achieved through the application of a set of management and marketing tools and models. After conducting market analysis, competitors research, and an internal assessment of the company, insights were derived to make strategic decisions. The main goal is aligning the brand's communication with consumer preferences and the market, differentiating from competitors, and promoting brand awareness.

Palavras-chave

Plano de comunicação
Communication plan
Brand positioning
Posicionamento
Marketing digital -- Digital marketing
Perda de peso
Dieta cetogénica
Weight loss management
Ketogenic diet

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo