Título
Plano de comunicação: YES!diet
Autor
Mendes, Sofia Cristóvão Caria
Resumo
pt
A YES!diet é um programa de perda de peso, desenhado para alcançar o peso ideal sem o
conceito a que normalmente é associada a perda de peso - privar o consumidor de comer
tudo o que gosta. A YES!diet conta com refeições frescas e snacks proteicos, associados a
um acompanhamento personalizado, realizado por profissionais de saúde certificados e
especializados na perda de peso e na dieta cetogénica.
O presente projeto de tese tem como objetivo a elaboração de um plano de comunicação,
assente na reformulação do posicionamento da marca, de forma a alinhá-la com o
posicionamento da marca Wells “fica bem contigo”. Nos últimos anos, tem-se verificado uma
mudança significativa nas perceções dos consumidores quanto ao corpo e saúde. O
movimento body positivity é um exemplo dessa mudança, através da celebração da
diversidade e oposição às ideias tradicionais de beleza e magreza. Como tal, as marcas
enfrentam o desafio de se adaptarem a esta nova mentalidade e, ao mesmo tempo, abordar
questões de gestão de peso de forma sensível e eficaz.
Este plano de comunicação apresenta uma análise ao meio envolvente e um diagnóstico
interno, através da aplicação de um conjunto de ferramentas e modelos de gestão e
marketing. Após análise de mercado, da concorrência e análise interna da empresa foram
retirados insights que permitiram tomar decisões estratégicas com o objetivo de alinhar a
comunicação da marca com as preferências dos consumidores e mercado, diferenciar-se da
concorrência e promover brand awareness.
en
The YES!diet is a weight loss program designed to achieve the ideal weight without adhering
to the traditional concept associated with weight loss - depriving the consumer of enjoying the
foods they love. The YES!diet offers fresh meals and protein-rich snacks, coupled with
personalized guidance provided by certified healthcare professionals specialized in weight
loss and the ketogenic diet.
The purpose of this thesis project is to develop a communication plan centered on the
repositioning of the brand to align it with Wells' brand positioning, "fica bem contigo" - feel
good about yourself. In recent years, there has been a significant shift in consumer
perceptions regarding body and health. The body positivity movement is a testament to this
change, celebrating diversity and challenging traditional notions of beauty and thinness.
Consequently, brands face the challenge of adapting to this new mindset while addressing
weight management issues sensitively and effectively.
This communication plan includes an analysis of the external environment and an internal
diagnosis, achieved through the application of a set of management and marketing tools and
models. After conducting market analysis, competitors research, and an internal assessment
of the company, insights were derived to make strategic decisions. The main goal is aligning
the brand's communication with consumer preferences and the market, differentiating from
competitors, and promoting brand awareness.