Título
Ready for Metaverse?: Avaliação multicritério da propensão das PMEs para o Metaverso
Autor
Campaniço, Beatriz Ribeiro
Resumo
pt
O Metaverso é constituído por uma fusão de tecnologias que se apresenta como uma
evolução promissora. No entanto, a adoção do Metaverso é algo que implica a
dispensa de inúmeros recursos, que por vezes são bastante limitados para as
Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Estas são fundamentais para o
desenvolvimento económico de um determinado país ou região e, por isso, o sucesso inerente
à adoção de novas soluções digitais encontra-se diretamente relacionado com a sua adoção por
parte deste tipo de empresas. Perante este cenário, o presente estudo visa desenvolver um
modelo multicritério que avalie a propensão das PMEs para o Metaverso, permitindo identificar
os principais critérios a ter em conta neste tipo de avaliação, bem como permitir a perceção dos
aspetos de melhoria que cada uma das PMEs avaliadas necessita para adotar o Metaverso. Com
efeito, serão aplicados o método BrainWriting (BW) e o Best Worst Method (BWM), assentes
numa abordagem construtivista, com o intuito de estruturar e avaliar o problema de decisão
inerente ao estudo. Os resultados foram obtidos através de sessões realizadas com seis
decisores, que possuem experiência profissional na área em questão. Com o intuito de conceder
maior credibilidade ao modelo construído, os resultados foram ainda validados por um expert
externo ao processo. A abordagem seguida permite a identificação de critérios relevantes quanto
à avaliação da propensão das PMEs para o Metaverso e, consequentemente, para a construção
de um modelo de avaliação realista que pode auxiliar nos processos de tomada de decisão.
en
The Metaverse represents a fusion of technologies that holds promise for
development. However, the adoption of the Metaverse requires the expenditure of
numerous resources, which are sometimes quite limited for small and medium-sized
enterprises (SMEs). SMEs are fundamental to the economic development of a given
country or region and, for this reason, the success inherent in adopting new digital solutions is
directly related to their adoption by these types of companies. The aim of this study is to build
a multi-criteria model that assesses the propensity of SMEs to adopt the Metaverse, making it
possible to identify the main criteria to be considered in this type of assessment, as well as to
perceive the aspects of improvement that each SME needs to adopt the Metaverse. Applying
the BrainWriting method and the Best Worst Method (BWM), a constructivist approach was
adopted to structure and evaluate the decision problem inherent in the study. The results were
drawn from sessions held with six decision-makers who have professional experience in the
area in question. To lend greater credibility to the evaluation system developed, the results were
also consolidated by an expert from outside the process. In this way, the results achieved made
it possible to identify the main criteria to be considered when assessing SME propensity for the
Metaverse and, consequently, to build a realistic assessment model that could assist in decisionmaking processes.