Título
“Ali Babá e os 40 Metaversos”: Paradigmas éticos relacionados com o uso do metaverso em contexto empresarial
Autor
Coelho, Matilde Maria Rosa Silva Sintra
Resumo
pt
O Metaverso tem vindo a revelar-se um dos maiores focos de interesse no contexto
empresarial, apresentando como objetivo oferecer uma experiência imersiva a
todos os utilizadores, através do acesso aos mundos virtuais. Nestes mundos
virtuais, os utilizadores têm a possibilidade de criar um avatar que os representará
e que lhes permitirá interagir com os restantes avatares e/ou ambientes que os rodeiam. O título
“Ali Babá e os 40 Metaversos” salienta o poder desta inovação, uma tecnologia que é vista
como algo mágico. Enquanto no “Ali Babá e os 40 ladrões” a expressão mágica para entrar na
gruta era “Abre-te Sésamo”, a chave para entrar neste mundo mágico, designado por Metaverso,
onde a imaginação é o único limite, é o uso de tecnologias como Realidade Virtual (RV) ou
Realidade Aumentada (RA). Embora possa parecer um mundo perfeito, é importante ter em
conta os diferentes paradigmas éticos a ele associados, visto que podem afetar a aceitação e a
introdução desta tecnologia na Sociedade e no contexto empresarial. Assim sendo, o objetivo
desta dissertação é criar um modelo que permita às empresas identificar os paradigmas éticos a
serem resolvidos. Para tal, serão aplicados os métodos 6-3-5 | BrainWriting e Stepladder, que
permitirão a realização de debates de ideias com um painel de decisores experientes no contexto
em análise. Os resultados obtidos são provenientes de duas sessões realizadas com esse painel.
Com o intuito de garantir a qualidade e a credibilidade dos resultados, foi realizada uma sessão
de consolidação, que permitiu validar os paradigmas identificados e formular sugestões de
melhoria.
en
The Metaverse has been emerging as one of the largest areas of interest in business
contexts, aiming to offer an immersive experience to all users through access to
virtual worlds. In these virtual worlds, users have the opportunity to create an avatar
that represents them and allows them to interact with other avatars and/or the
surrounding environments. The title “Ali Baba and the 40 Metaverses” emphasizes the power
of this innovation, a technology seen as something magical. While in “Ali Baba and the 40
Thieves” the magical expression to enter the cave was “Open Sesame”, the key to entering this
magical world, known as the Metaverse, where imagination is the only limit, is the use of
technologies such as Virtual Reality (VR) or Augmented Reality (AR). Although it might seem
like a perfect world, it is important to consider the different ethical paradigms associated with
it, as they can impact the acceptance and implementation of this technology in Society and
business contexts. Therefore, the goal of this dissertation is to create a model that allows
companies to identify the ethical paradigms to be addressed. To do so, the 6-3-5 | BrainWriting
and Stepladder methods are applied, allowing for idea debates with a panel of experienced
decision-makers in the study context. The results obtained come from two sessions conducted
with this panel. To ensure the quality and credibility of the results, a consolidation session was
held, which validated the identified paradigms and formulated improvement suggestions.