Theses and dissertations

Master
Business Analytics
Title

The impact of analytics in encouraging companies to engage in mergers & acquisitions

Author
Xavier, Mariana Raquel Antunes
Summary
pt
Fusões e Aquisições (F&A), apesar de ser um dos métodos de transformação empresarial mais populares por todo o mundo, não têm vindo a colher os frutos espectados. Por outras palavras, a taxa de sucesso deste tipo de estratégia é relativamente baixa. A Análise de Dados ou Analytics, por outro lado, tem tido um crescimento notável em todos os aspetos. Este estudo procura contribuir para a literatura existente formando uma ponte para a ligar as duas disciplinas, inclusive a sinergia entre as duas. Este estudo, investiga a convergência de F&A e Análise de Dados, com foco em apurar o impacto que a Análise de Dados tem nas suas tomadas de decisão. Ou seja, passar por explorar o contributo da Análise de Dados no aprimoramento dos resultados das estratégias de F&A e influência nas empresas a participar nesse tipo de transações. A revisão de literatura extensiva, que integra F&A, Analytics e a sua interseção, serviu de ponto de partida para a exploração dos benefícios promissores da incorporação de análise de dados de F&A nos processos de tomada de decisão das empresas. De forma a atingir os objetivos propostos e responder às questões da investigação, foram realizadas 19 entrevistas a líderes de empresas. Esta abordagem permitiu o acesso a um conhecimento mais aprofundado sobre o tema, na perspetiva do tecido empresarial. A intenção era a captura da perceção destes relativamente ao uso, aplicabilidade e futuro potencial das análises de dados, impulsionadas por tecnologia, nas transações. Para o efeito, o estudo incorporou uma Análise de Conteúdo e Codificação Temática. Finda a investigação, os resultados indicam que o uso de Analytics em F&A tem, de facto, um peso e que influencia a tomada de decisão.
en
Mergers and Acquisitions (M&A), in spite of being one of the most popular methods of business transformation all around the globe, is not bearing the fruits it ought. In other words, the M&A's success rate is incredibly low. Analytics, on the other hand, has been on the rise in all respects. This study contributes to existing literature by bridging this gap and offering insights into the synergy between the two disciplines. This study delves into the intersection of M&A and Data Analytics, focusing on understanding the impact analytics has on their decision-making. That is, to explore the value of analytics in enhancing M&A outcomes and its influence on firms' engagement in such transactions. A comprehensive literature review encompassing mergers and acquisitions, analytics, and their concurrence, laid the groundwork for investigating the promising benefits of incorporating M&A Analytics in firms' decision-making processes. In order to achieve the proposed objectives and answer the research questions, 19 interviews to business leaders were conducted. This approach facilitated the drawing of more in-depth insights on the topic. The intention was to capture their perceptions of the use, application, and future potential of technology-driven data analytics in M&A deals. That being said, the study was achieved through Content Analysis and Thematic Coding. The investigation concludes that the use of analytics not only weighs but also influences the decision-making process.

Keywords

Mergers & Acquisitions
Fusão de empresas
Análise de conteúdo -- Content analysis
Análise de dados -- Data analysis
Aquisição de empresa -- Acquisition of company
Codificação -- Codification
Tomada de decisão -- Decision making

Access

Free access

See on repository  
Back to top