Theses and dissertations

Phd
Public Policy
Title

Avaliação de estilos de liderança na administração pública portuguesa: contributos para a definição de políticas públicas de recrutamento e de desenvolvimento de líderes

Author
Fialho, Elisabete da Conceição Martins
Summary
pt
Este estudo relaciona a liderança com a perceção de políticas públicas de recrutamento, formação e avaliação de dirigentes da Administração Pública. Foi realizado um inquérito aos trabalhadores da Administração Central do Estado, os líderes foram inseridos numa tipologia de liderança MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire) (Bass & Avolio, 1983) e analisada a sua relação com a perceção de políticas públicas. Os detentores de cargos de chefia põem em prática as políticas públicas existentes, diariamente, no seu trabalho. Para tal, necessitam assegurar que os liderados conhecem o que deve ser implementado e cumprem a sua parte, mantendo-se motivados. Os líderes transformacionais criam uma cultura altamente inovadora e positiva, estimulam e inspiram a sua equipa a alcançar resultados extraordinários, para que os organismos consigam atingir o desempenho desejado. Os resultados indicam que o estilo de liderança predominante é a transformacional. A perceção do estilo de liderança e a perceção de avaliação difere significativamente entre líderes e liderados. Em relação a ocupar uma posição de chefia superior ou intermédia, existem diferenças significativas apenas relativamente à perceção da liderança transformacional. Relativamente ao organismo, foram encontradas diferenças significativas na perceção de liderança transformacional, recompensas contingentes, "laissez-faire", recrutamento, formação e avaliação. A associação entre estilo de liderança e políticas públicas é significativa, sendo essa relação moderada pelo facto de o participante ocupar ou não cargo de chefia. Espera-se que o estudo contribua para ajudar os decisores políticos a tomar as decisões mais eficientes que permitam melhorar as condições dos trabalhadores e, consequentemente, o desempenho dos organismos.
en
This study relates leadership to the perception of public policies for recruiting, training and evaluating Public Administration leaders. A survey was carried out among workers in the Central State Administration, the leaders were inserted into an MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire) leadership typology (Bass & Avolio, 1983) and their relationship with the perception of public policies was analysed. The leaders put existing public policies into practice every day in their work. To do this, they need to ensure that followers know what needs to be implemented and do their part, remaining motivated. Transformational leaders create a highly innovative and positive culture, stimulate and inspire their team to achieve extraordinary results, so that organizations can achieve the desired performance. The results indicate that the predominant leadership style is transformational. The perception of leadership style differs significantly between leaders and subordinates, as well as perception of evaluation. Regarding occupying a top or middle management position, there are significant differences only in relation to the perception of transformational leadership. Regarding the organization where they work, significant differences were found in the perception of transformational leadership, contingent rewards, laissez-faire, recruitment, training and evaluation. The association between leadership style and public policies is significant and this relationship is moderated by whether or not the participant occupies a leadership position. It is hoped that the study will contribute to helping political decision-makers make the most efficient decisions that will improve the conditions of workers and, consequently, the performance of organizations.

Date

13-Mar-2024

Keywords

Administração pública -- Public administration
Políticas públicas -- Public policies
Tipos de liderança
Types of leadership

Access

Free access

See on repository  
Back to top