Teses e dissertações

Mestrado
Economia da Empresa e da Concorrência
Título

The critical success factors for B2C marketplaces in Portugal

Autor
Soares, Joana Cabral
Resumo
pt
O panorama do Comércio Eletrónico em Portugal tem assistido a um crescimento notável, com os Marketplaces a desempenharem um papel fundamental na reformulação da interação entre consumidores e empresas. Este estudo tem como objetivo explorar os principais Fatores Críticos de Sucesso que suportam o desempenho e a sustentabilidade dos Marketplaces que operam no mercado português. Para o efeito, optou-se por uma abordagem maioritariamente qualitativa, combinada com uma componente quantitativa para sustentar as conclusões retiradas. Através de uma análise exaustiva da literatura existente e da realização de entrevistas a especialistas, tornam-se claras as variáveis chaves que desempenham um papel crucial no sucesso destas plataformas. Estas incluem, mas não se limitam, a experiência do cliente, a diversidade de produtos e a competitividade de preços. Através de uma análise aprofundada, a perspetiva do cliente é também tida em consideração através da execução de um questionário. A investigação sublinha a importância da confiança e da segurança neste domínio digital. Assegurar transações seguras e salvaguardar os dados dos consumidores são considerados essenciais para cultivar a confiança entre os consumidores portugueses. Além disso, a existência de sistemas logísticos eficientes e a disponibilidade de informação nos websites são também considerados fatores críticos, concluindo que os preços competitivos e a diversidade de produtos influenciam a sua satisfação. Num mercado digital em rápida evolução, espera-se que este estudo sirva como um guia para todos os intervenientes no domínio dos Marketplaces, oferecendo informações relevantes sobre a realidade multifacetada deste campo. A compreensão e a aplicação efetiva destes fatores serão fundamentais para o crescimento sustentado, a adaptabilidade e a inovação, garantindo o sucesso contínuo dos Marketplaces em Portugal.
en
The landscape of E-Commerce in Portugal has witnessed remarkable growth, with Marketplaces playing a pivotal role in reshaping the way consumers and businesses engage in online transactions. This study aims to explore the main Critical Success Factors which support the performance and sustainability of online Marketplaces operating in the Portuguese market. For this purpose, a mostly qualitative approach was chosen, combined a quantitative component to support the conclusions drawn. Through a comprehensive analysis of existing literature and conducting interviews with specialists, it became clear the key variables which play a crucial role in the success of these platforms. These include, but are not limited to, customer experience, product diversity and competitive pricing. Through an in-depth analysis, customer perspective is also taking in consideration through the execution of a questionnaire. The research underscores the significance of trust and security as a cornerstone of success in this digital field. Ensuring secure online transactions, and safeguarding consumer data, are deemed essential for cultivating trust among Portuguese consumers. Besides that, efficient logistics systems and information availability in websites are also surface as critical factors for attracting and retaining Portuguese customers, concluding that competitive pricing and product diversity influence their satisfaction. In a rapidly evolving digital marketplace, this research it is expected to serve as a guide for all Marketplaces stakeholders, offering valuable insights into the multifaceted reality of this field. Understanding and effectively applying these factors will be pivotal for sustained growth, adaptability, and innovation, ensuring the continued success of Marketplaces in Portugal.

Palavras-chave

Fatores críticos de sucesso
Critical success factors
E-marketplace
Comércio eletrónico -- E-commerce
Economia digital -- Digital economy
Mercado eletrónico

Acesso

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