Título
Digital technologies for a greener future: Management perspectives in Portuguese companies
Autor
Fonseca, António José Lourenço
Resumo
pt
Este estudo investiga a utilização de tecnologias digitais pelas empresas portuguesas para aumentar o
seu desempenho ambiental. A ênfase principal deste estudo diz respeito às tecnologias digitais mais
frequentemente utilizadas, com o objetivo de investigar o seu papel na promo ção da sustentabilidade
ambiental como abordagem de gestão.
Recorrendo a uma metodologia de investigação qualitativa, utilizámos entrevistas
semiestruturadas e questionários para recolher dados de executivos seniores com funções
relacionadas com a sustentabilidade ambiental e as tecnologias digitais de várias indústrias. Em
resposta a normas legislativas dinâmicas, à evolução das exigências dos clientes e às implicações
financeiras dos avanços tecnológicos, muitas empresas estão a incorporar ativamente a
sustentabilidade como uma abordagem fundamental, em vez de se limitarem a aderir a certificações
ou enquadramentos teóricos de sustentabilidade.
Em vários sectores, como o retalho e a agricultura, observam se desafios persistentes,
principalmente sob a forma de escassez de competências e de complexidades associadas à
implementação da tecnologia. Observa se que a inexistência de automação e de capacidades analíticas
eficientes e a ausência de critérios universalmente aceites para medir a sustentabilidade constituem
um obstáculo ao progresso nesta área.
Os resultados desta investigação fornecem recomendações práticas e implementáveis para as
iniciativas de sustentabilidade das empresas. A presença de limitações, como a dimensão limitada da
amostra, sublinha a necessidade de mais investigação. Para resolver estas limitações, os futuros
esforços de investigação podem considerar a realização de análises empíricas mais abrangentes de
métricas dentro de sectores específicos.
en
This research investigates the use of digital technologies by Portuguese companies to augment their environmental performance. The primary emphasis of this study pertains to the digital technologies that are most often used, with the aim of investigating their role in promoting environmental sustainability as a managerial approach.
Using a qualitative research methodology, we used semi-structured interviews and questionnaires to gather data from senior executives with environmental sustainability and digital technologies related roles from several industries. In response to dynamic legislative standards, shifting customer demands, and the financial implications of technological advancements, many corporations are actively incorporating sustainability as a fundamental approach, rather than just adhering to certifications or sustainability frameworks.
Persistent challenges are seen in several industries, such as retail and agriculture, mostly in the form of skills shortages and intricacies associated with the implementation of technology. It is observed that both the lack of automation and efficient analytical capabilities and the absence of universally accepted criteria for measuring sustainability are hindrances to progress in this area.
The findings of this research provide practical and implementable recommendations for company sustainability initiatives. The presence of limitations, such as a limited sample size, underscores the need for further investigation. To address these limitations, future research endeavors may consider doing more comprehensive empirical analyses of industry-specific metrics.