Title
PT ACS: O TBG na definição de um plano estratégico na medicina curativa
Author
Máximo, Hugo
Summary
pt
Neste trabalho o principal objetivo é a definição de estratégia(s) na medicina curativa,
para cada centro clínico, a partir do momento que se inicie a monitorização regular da(s)
sua(s) atividade(s) através da aplicação de instrumentos de controlo de gestão.
O estudo de caso apresenta a Portugal Telecom – Associação de Cuidados de Saúde (PT
ACS), entidade do grupo Portugal Telecom cuja atividade é a gestão de planos de saúde,
a prestação de serviços de Medicina Curativa (MC) e Saúde no Trabalho (ST) através da
Rede Própria (RP) aos colaboradores do grupo, bem como a todos os clientes com
acordos estabelecidos com a PT ACS, ambos designados por “beneficiários” doravante.
A PT ACS tem uma RP, disponibilizando oito centros clínicos (CC) – Lisboa, Porto,
Coimbra, Braga, Faro, Castelo Branco, Funchal e Ponta Delgada. Adicionalmente, com
objetivo de apoiar a RP, e satisfazer todos os beneficiários existe, ainda, uma Rede
Convencionada (RC).
Neste estudo foi excluída a análise de Lisboa e Porto e, apenas, foi avaliada a atividade
dos restantes centros clínicos, na vertente de MC, conjugando-a com a oferta da RC, a
tipologia de beneficiários utilizadores e o tipo de atos realizados.
Apesar dos anos de existência desta Associação, a implementação de instrumentos de
controlo de gestão e de monitorização da atividade, ainda, são insuficientes. Como tal, e
adicionalmente, a necessidade de obtenção, pela Direção Clínica (DC), de relatórios
regulares da atividade dos CC direcionou para a escolha do Tableau de Bord de Gestão
(TBG).
en
The main goal of this case study is to define a strategy in health care services for each
clinic centre since the moment when it will be implemented the performance
management tools.
This case study presents Portugal Telecom – Associação de Cuidados de Saúde (PT
ACS), a non-profit organization in Portugal Telecom Group whose core business is the
management of health plans, health care services and health at work to all workers of PT
Group and all other customers which have established any agreement with PT ACS.
PT ACS has eight clinic centres (CC), known as Rede Própria (RP), in Lisboa, Porto,
Coimbra, Braga, Faro, Castelo Branco, Funchal e Ponta Delgada. However, RP is not
enough to serve all patients, so PT ACS has established an agreement with various
suppliers, known as Rede Convencionada (RC), to guarantee the access and the quality of
the services.
In spite of RP presents health care services and health at work, this case study just focus
in the first one and to guarantee a more accurate analysis, considers internal and external
factors, like for example, the suppliers offer, the customers characteristics and the type of
medical acts that are available.
PT ACS was created in 1995, however the performance management tools are not
enough and, also, DC board needs to frequently control the healthcare services activity,
so, in this fact, the Tableau de Bord (TBG) was the performance management tool chosen