Título
(Re)imaginar a Malagueira: Proposta de um centro educativo como resposta às necessidades atuais do território
Autor
Ramos, Beatriz Isabel Ferreira e
Resumo
pt
(Re) Imaginar a Malagueira: Proposta de um centro
educativo como resposta às necessidades atuais
do território, foca-se no estudo dos equipamentos
propostos, pelo arquiteto Álvaro Siza, que nunca
chegaram a ser construídos. A inexistência destes
causa, não só, uma carência de limites no bairro,
uma vez que estavam projetados nas extremidades
do território em estudo, como também provoca
uma grande descontinuidade nos seus percursos,
que resulta em vazios desordenados. O tema
abordado desenvolve-se sob uma perspetiva
de melhoramento do território, permitindo uma
compreensão mais aprofundada das consequências
do bairro da Malagueira não ter sido concretizado
como Siza tinha imaginado.
O trabalho desenvolve-se em três capítulos. O
primeiro dedicado à contextualização do bairro
em estudo, evolução histórica e morfológica,
contemplando uma análise do plano de
pormenor e encomenda do bairro ao arquiteto.
O segundo capítulo explora as questões relativas
aos equipamentos não construídos no bairro
e o que a sua ausência causou ao território.
Faz-se uma análise detalhada de cada equipamento
analisando criticamente a sua pertinência na
localidade atualmente.
O último momento deste trabalho foca-se no
culminar de todo o trabalho desenvolvido, surgindo
assim a proposta individual para reabilitação do
bairro da Malagueira. São exploradas questões
a uma macro escala, o que resulta na proposta
de (Re) imaginar o plano da Malagueira e, após
analisar os equipamentos que continuam em falta,
surge a proposta para o Centro Educativo como
resposta às necessidades atuais do território.
en
(Re) Imagining Malagueira: The Unbuilt Elements
and Their Absence in the Neighborhood, focuses on
the study of the elements proposed by architect Álvaro
Siza Vieira, which were never built. The absence of
these elements not only results in a neighborhood
lacking clear boundaries, but it also causes a
significant discontinuity in its routes. The issue at
hand is explored from the perspective of enhancing
the territory, providing a deeper understanding of
the consequences of the Malagueira neighborhood
not being realized as Siza had envisioned.
The work is developed in three chapters. The
first one is dedicated to the contextualization of
the neighborhood under study, historical and
morphological evolution, including an analysis
of the detailed plan and commissioning of the
neighborhood from the architect. The second
chapter explores issues relating to unbuilt facilities
in the neighborhood and what their absence
caused to the territory. A detailed analysis
of each equipment is carried out, critically
analyzing its relevance in the current location.
The last moment of this work focuses on the
culmination of all the work developed, thus emerging
the individual proposal for the rehabilitation of the
Malagueira neighborhood. Issues are explored
on a macro scale, which results in the proposal
to (Re)imagine the Malagueira plan and, after
analyzing the equipments that are still missing,
the proposal for the Educational Center emerges
as a response to the current needs of the territory.