Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Marcas de jornalismo cultural: O caso da "Comunidade Cultura e Arte"

Autor
Múrias, Matilde Varela Gomes Beça
Resumo
pt
A presente dissertação pretende conciliar os campos jornalismo e cultura e compreender jornalismo cultural, através do estudo de caso da Comunidade Cultura e Arte (CCA). Pretende-se, então, perceber se a CCA constitui um órgão de comunicação especializado em conteúdos de natureza cultural, ou antes uma comunidade de interesse estabelecida maioritariamente online, procurando identificar se nos conteúdos selecionados da página se verificam marcas de jornalismo cultural. Assim, o Capítulo Primeiro diz respeito ao Estado da Arte, onde será debatido o jornalismo cultural desde a sua origem, definição, o papel do/a jornalista cultural e o que o/a distingue do/a jornalista canónico/a, as tendências do jornalismo cultural como propostas por Silva e Silva (2017) e uma apresentação do atual cenário do jornalismo cultural em Portugal. Abordam-se Comunidades Online: o que são; como são definidas e caracterizadas; e as tipologias existentes que ocorrem no universo virtual. O Capítulo Segundo corresponde às Opções Metodológicas onde se define a problemática e os objetivos. É apresentado o Estudo de Caso: o projeto; o Estatuto Editorial; o Website; e quem são os consumidores fazendo uso da investigação de Sebastião e Viegas (2021). Por fim, a Metodologia que se insere na tipologia de análise de conteúdo categorial, é também apresentada e definida a amostra de artigos a analisar. O Capítulo Terceiro assenta na análise dos artigos da CCA, a apresentação e a discussão dos resultados. Termina-se concluindo que é possível encarar a CCA enquanto projeto de jornalismo cultural, apresentando as limitações do presente estudo e propostas de trabalhos futuros.
en
This dissertation aims to reconcile the fields of journalism and culture, aiming to comprehend cultural journalism through the case study of Comunidade Cultura e Arte CCA ). The driving purpose is to understand whether CCA is a media outlet specialising in cultural content, or rather a community of interest, established mainly online. Such is proceeded by identifying whether the selected content on the website bears the hallmarks of cultural journalism. In light of this, Chapter One deals with the Literatur e Review, where cultural journalism’s origin, definition and role of the cultural journalist (as distinguished from the canonical journalist) are discussed, exhibiting trends in cultural journalism as proposed by Silva & Silva (20 17 ) and a mapping of the c urrent landscape of cultural journalism in Portugal. Online Communities are also discussed: what they are; how they are defined and characterised; and the existing typologies of these communities as they occur in the virtual universe. Chapter Two correspon ds to the Methodological Options, wherein the research problem and aims are established. In doing so, the CCA Case Study is presented: what the project consists of and its framework; its Editorial Status; its Website ; and its consumers, employing the resea rch of Sebastião and Viegas (2021). Moreover, the Methodology is presented and the sampled articles to be analysed. At last, the final chapter is devoted to analysing these articles, presenting the results, and discussing why is it possible to consider CCA a s cultural journalism, bookended with a conclusion, pinpointing the main results, limitations and proposals.

Palavras-chave

Jornalismo
Journalism
Comunidades online
Online communities
Cultural journalism
Cultura -- Culture
Jornalismo cultural
Comunidade Cultura e Arte

Acesso

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