Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Estratégia de diversificação na indústria de moldes portuguesa

Autor
Lopes, Ricardo Alexandre Pereira de Sousa
Resumo
pt
Esta tese segue a estrutura de um projeto-empresa tendo sido desenvolvida como base no problema que se insere na dependência de um sector num único mercado. A indústria de moldes portuguesa está polarizada no sector automóvel, para o qual dedica 80% da sua produção. Este setor encontra-se numa fase muito turbulenta dada a imposição legal determinada pela União Europeia impondo a eletrificação dos veículos automóveis comercializados na EU em detrimento dos motores de combustão e, sem esquecer a indústria automóvel asiática que se prepara para invadir o mercado europeu com veículos elétricos. Uma estratégia de diversificação surge assim como uma prioridade para a indústria de moldes. Para a elaboração deste projeto, comecei por recolher dados existente em estudos já realizados e que sustentam a dependência atual do mercado automóvel e a forma como este foi o pilar de crescimento do setor na última década. Seguidamente identifico os dois pilares que dão suporte à diversificação - o primeiro pilar assenta nos recursos (modelo VRIO) e que passa pela capacidade das empresas em identificar os recursos existentes e que permitem gerar vantagens competitivas em novos mercados; o outro pilar é o das sinergias resultantes de uma estratégia de diversificação. O resultado de tudo isto insere-se na criação de valor para mercados distintos, há um ganho objetivo quando otimizamos a estrutura de recursos já existente minimizando a necessidade de investimento e maximizando a oferta entrando em outros mercados.
en
This thesis follows the structure of an in-company project, having been developed based on the issue that arises within the dependence on a sector in a single market. The Portuguese mold making- industry is polarized in terms of market, dedicating 80% of its production to the automotive sector. This sector is currently in a very turbulent phase due to the legal requirement imposed by the European Union, imposing the electrification of motor vehicles sold in the EU, to the detriment of combustion engines. Additionally, we also have the Asian automotive industry preparing to penetrate the European market with electric vehicles. A diversification strategy thus emerges as a priority for the mold making industry. For the elaboration of this project, I started by gathering data from existing studies that support the current dependence on the automotive market and how it has been the growth pillar of the sector in the last decade. Next, I identify the two pillars that support diversification. The first pillar is based on resources (VRIO model) and involves companies' ability to identify existing resources that allow generating competitive advantages in new markets. The other pillar is the synergies resulting from a diversification strategy. The result of all this is framed within the creation of value for distinct markets. There is a tangible gain when we optimize the existing resource structure, minimizing the need for investment and maximizing the market entry by offering in other markets.

Palavras-chave

Strategy
Crescimento
Growth
Sinergias
Synergies
Estratégias
Structure
Recursos
Resources
Estrutura
Diversificação -- Diversification
Inovação -- Innovation

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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