Título
Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?
Autor
Cardoso, Sandra Vanessa Soares
Resumo
pt
A presente dissertação baseia-se nas problemáticas da sociologia de públicos e
recepção cultural (temáticas compatíveis com a gestão cultural, uma vez colocada a
tónica na importância de perceber os públicos da cultura) e põe em evidência um modo
particular de relação com a arte. Através do estudo de projectos que visam o
envolvimento da comunidade, trata-se o acesso à obra por via da prática, quer do lado
da oferta quer da procura.
É com este ponto de partida que se exploram, depois, as influências nas práticas
culturais dos indivíduos, a aproximação ou não à realidade das artes performativas e os
contributos verificados na lógica da formação de públicos.
Os dois estudos de caso são Atlas e Oxalá, integrados em dois festivais de artes
performativas, Materiais Diversos e Circular, respectivamente. Ambos convocam a
comunidade do respectivo espaço geográfico (com ou sem experiência profissional no
âmbito das artes) e permitem a formação de uma comunidade participante construída
sobre a partilha de experiências que visam aproximar a arte da vida e a criação da
recepção cultural.
Pensar a importância das motivações dos directores artísticos dos festivais e dos
artistas que impulsionaram estes projectos e a pluralidade de dois grupos de
participantes em acção é parte essencial deste estudo. Se por um lado, se conclui que a
formação escolar e a ligação prévia à realidade artística, não apresentam consequências
directas nas práticas culturais actuais, por outro estes projectos constituem um momento
de continuidade nas suas práticas ou o início de uma relação mais próxima com as artes.
en
The present dissertation is based on the subjects of public sociology and cultural
reception and puts in evidence a particular type of relationship between people and art.
Its subjects are well-matched with Cultural Management, if we consider the importance
of understanding the cultural publics. Throughout the study of projects that aim
community involvement, this research explores the access to the work of art through its
practice from both the supply side and the demand side. The two case studies are Atlas
and Oxalá, integrated in the performing arts festivals Materiais Diversos and Circular, respectively. They both evoke their geographic space's community (with or without
professional experience in arts) and allow the construction of an active community built
through the sharing of experiences that intend an approach between art and life and the
creation from cultural reception. Thinking about the importance of the festivals' and the
artists’ motivations behind these projects and also the plurality of two groups of
participants in action is an essential part of this research. If, on the one hand, the
conclusions show that the academic formation and the participants' previous
relationship with the arts don't show direct consequences in the actual cultural practices,
on the other hand, these projects constitute a moment of continuity in their practices or
the beginning of a closest relationship with the arts.