Teses e dissertações

Mestrado
Estudos Internacionais
Título

Out of school children in Guinea-Bissau

Autor
Špoljar, Mirna
Resumo
pt
Atualmente o valor da educação é altamente enfatizado, assim como a importância do sistema educativo de qualidade. No entanto, existem actualmente disparidades significativas em termos da qualidade dos sistemas educativos em todo o mundo. O objectivo desta tese é extrair os principais factores que influenciam o abandono escolar na Guiné Bissau. Para responder a esta questão, foi necessário fazer uma análise de dados secundários que foi depois complementada com entrevistas. Os três entrevistados são especialistas da área da educação, com uma experiência comprovada de trabalho em investigação e programas educativos na Guiné-Bissau. A parte teórica da tese discute a história da educação, definição de crianças fora da escola, e dá uma descrição geral sobre a Guiné-Bissau e o seu sistema educativo. Os resultados mostraram como os factores que afectam o abandono escolar estão interligados e interdependentes, o que os torna difíceis de dividir uns aos outros, embora os principais factores extraídos incluam principalmente o valor da educação dos pais e das crianças, atitudes em relação à educação das raparigas, formação e antecedentes dos professores, e estrangulamentos financeiros. Os resultados estão a mostrar como tem havido melhorias nas matrículas escolares na Guiné Bissau, contudo ainda está longe de atingir o seu objectivo. Para enfrentar todos os factores que influenciam o abandono escolar, especialistas, educadores e criadores de programas devem continuar a desenvolver estratégias e incentivos claros que possam depois ajudar a resolver a questão das Crianças Fora da Escola.
en
In today's world, the value of education is highly emphasized, as is the importance of the quality educational system. Nonetheless, there are significant disparities in terms of the quality of educational systems around the world. The purpose of this thesis is to extract main factors influencing school dropout in Guinea-Bissau. To answer to this question, it was necessary to do a secondary data analysis which was then complimented with interviews. The three interviewees are experts from the field of education, with a proven experience of working on educational research and programs in Guinea-Bissau. The theoretical part of the thesis discusses history of education, definition of out of school children, and it gives an overall description on Guinea-Bissau and its educational system. Results showed how the factors affecting school dropout are interconnected and interdependent, which makes them hard to divide form each other, however main factors extracted, mainly include parent’s and children’s value of education, attitudes towards girls’ education, teachers training and background, and financial bottlenecks. Results are showing how there has been improvement in school enrolment in Guinea-Bissau, however it is still far away from reaching its goal. To tackle all factors influencing school dropout, experts, educationalists, and programme developers should continue developing clear strategies and incentives which can then help in solving the issue of Out of School Children.

Data

12-set-2023

Palavras-chave

Guinea-Bissau
Escola
School
Criança -- Child
Educação -- Education
Abandono escolar -- School abandonment
Guiné Bissau

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo