Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão Empresarial Aplicada
Título

Organic and inorganic growth: A multiple case study analysis in the midsize ICT sector

Autor
Fonseca, Francisco Guilherme Baptista Marques da
Resumo
pt
Este é um estudo sobre as razões que motivam os decisores a escolher o modo de crescimento das suas empresas (ou seja, orgânico ou inorgânico), que também tenta descobrir se existe alguma relação entre a escolha do modo de crescimento e a digitalização, a pandemia COVID-19 e a tentativa de alcançar a ambidestria organizacional. Este estudo utiliza uma estrutura de pesquisa exploratória qualitativa baseada em entrevistas semi-estruturadas, de oito estudos de caso de médias empresas portuguesas tecnológicas. Este estudo acrescenta novo conhecimento à literatura, ao identificar a escassez de alvos adequados como uma das motivações para crescer organicamente. Esta pesquisa confirma as descobertas da literatura sobre a importância da complementaridade dos alvos de aquisição na escolha pelo crescimento inorgânico, bem como a preferência dos decisores pela certeza adjacente ao modo de crescimento oferecida pelo crescimento orgânico. Finalmente, não permite concluir sobre a relação entre a escolha do modo de crescimento com a digitalização, a pandemia, ou a ambidestria – ainda que aponte a pandemia como catalisador da digitalização. Esta pesquisa foi realizada via estudos de caso dentro de um contexto específico. Os resultados não podem ser generalizados, mas oferecem orientação útil para futuras pesquisas. Este trabalho impulsiona o estudo sobre a decisão do modo de crescimento, destacando a importância de analisar as motivações que estimulam o crescimento orgânico/inorgânico e oferece evidências exploratórias para o papel desempenhado pelo modo de crescimento no processo de desenvolvimento da tomada de decisão organizacional.
en
This study tries to uncover the reasons that motivate decision-makers to choose their companies’ growth mode (i.e., organic, or inorganic). It also tries to answer the questions of if there is any relationship between growth mode’s choice and: digitalization, COVID-19 pandemic, and the attempt of reaching organizational ambidexterity. It uses a qualitative exploratory research design which draws on data from semi-structured interviews, across eight case study midsize ICT organizations in Portugal. This study adds newfound knowledge to the literature by identifying the lack of suitable targets as a key motivation behind the decision of growing organically. It confirms the literature’s findings regarding the importance of targets’ complementarity in justifying the choice for inorganic growth, as well as the decision makers’ preference towards the growth mode’s certainty offered by organic growth. Although this research does not allow to conclude about the relationship between the choice of companies’ growth mode with digitalization, the pandemic, and ambidexterity, it suggests the pandemic as a catalyst for digitalization. The study was performed as case studies within a specific context. Findings cannot be generalized but offer useful guidance for upcoming research. The research advances the study of the growth mode’s decision by highlighting the importance of analyzing the motivations that drive organic/inorganic growth and offering exploratory evidence for the role of growth mode in the organizational decision-making development process.

Data

04-set-2023

Palavras-chave

Strategy
Crescimento
Estratégias
Ambidexterity
COVID-19
Digitalização -- Scanning
Growth mode
Ambidestria

Acesso

Acesso livre

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