Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

Introdução tecnológica nos postos de trabalho e as dificuldades dos trabalhadores: O papel do psicólogo organizacional e do trabalho

Autor
Costa, Maria Carolina Dinis
Resumo
pt
A tecnologia está a mudar a forma como as organizações atuam e a forma como os trabalhadores realizam as suas tarefas repercutindo-se, positiva ou negativamente, em consequências para o bem- estar e satisfação dos trabalhadores. A tecnologia pode assumir-se como um recurso ou como uma exigência, dependendo da forma como é percecionada, sendo que quando é percecionada de forma negativa, as exigências traduzem-se em necessidades/dificuldades, que as organizações devem procurar colmatar a fim de garantir o bem-estar e a sua satisfação no local de trabalho dos indivíduos. Neste sentido, é imperativo que as organizações considerem a atuação dos Psicólogos Organizacionais e/ou do Trabalho. Tendo isto em mente, o presente estudo, de natureza qualitativa, teve como principais objetivos identificar as dificuldades/necessidades dos trabalhadores face à introdução tecnológica nos seus postos de trabalho, compreender a importância do papel do psicólogo organizacional, na resposta a essas mesmas dificuldades/necessidades e compreender em que medida as principais funções do psicólogo organizacional se alteram, por forma a promover o bem-estar e a satisfação dos trabalhadores, face à introdução tecnológica. Para dar resposta aos objetivos propostos, foram realizadas 19 entrevistas semiestruturadas – tanto a psicólogos, como a trabalhadores. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo à análise de templates, resultando em três temas principais: (1) introdução tecnológica nos postos de trabalho, (2) impactos da introdução tecnológica, (3) a psicologia nas organizações. Os resultados contribuíram para identificar as necessidades/dificuldades dos trabalhadores face à tecnologia, enquanto demonstraram o pouco envolvimento da psicologia nestas questões.
en
Technology is changing the way organizations work and the way workers carry out their tasks by having an impacting, both positive and negative, on their well-being and satisfaction. Technology can be either seen as a resource or as a demand, depending on how it is perceived. When it is perceived in a negative way, the requirements translate into needs/difficulties, which organizations must seek to overcome in order to guarantee the well-being and satisfaction of their workers. Therefore, it is mandatory that organizations consider the work of Organizational and/or Work Psychologists. Bearing this in mind, this study, of qualitative nature, mainly focused on identifying the difficulties/needs of workers when faced with the introduction of technology in their workplaces, understanding the importance of the organizational psychologist’s role in answering to these same needs/difficulties and also understanding to what extent the main functions of the organizational psychologist change in order to promote the well-being and satisfaction of the workers when dealt with technology introduction. In order to respond to these proposed objectives, 19 semi-structured interviews were carried out – both with psychologists and workers. The collected data was analyzed using template analysis, resulting in three main themes: (1) introduction of technology in workplaces, (2) impact of technological introduction, (3) psychology in organizations. The results contributed of identify the needs/difficulties of workers when dealing with technology and showed how little psychology is involved with these issues.

Palavras-chave

Condições de trabalho -- Work conditions
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Tecnologia -- Technology
Psicologia organizacional -- Organizational psychology
Psicologia do trabalho -- Work psychology

Acesso

Acesso livre

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