Título
Introdução tecnológica nos postos de trabalho e as dificuldades dos trabalhadores: O papel do psicólogo organizacional e do trabalho
Autor
Costa, Maria Carolina Dinis
Resumo
pt
A tecnologia está a mudar a forma como as organizações atuam e a forma como os trabalhadores
realizam as suas tarefas repercutindo-se, positiva ou negativamente, em consequências para o bem-
estar e satisfação dos trabalhadores. A tecnologia pode assumir-se como um recurso ou como uma
exigência, dependendo da forma como é percecionada, sendo que quando é percecionada de forma
negativa, as exigências traduzem-se em necessidades/dificuldades, que as organizações devem
procurar colmatar a fim de garantir o bem-estar e a sua satisfação no local de trabalho dos indivíduos.
Neste sentido, é imperativo que as organizações considerem a atuação dos Psicólogos Organizacionais
e/ou do Trabalho. Tendo isto em mente, o presente estudo, de natureza qualitativa, teve como
principais objetivos identificar as dificuldades/necessidades dos trabalhadores face à introdução
tecnológica nos seus postos de trabalho, compreender a importância do papel do psicólogo
organizacional, na resposta a essas mesmas dificuldades/necessidades e compreender em que medida
as principais funções do psicólogo organizacional se alteram, por forma a promover o bem-estar e a
satisfação dos trabalhadores, face à introdução tecnológica. Para dar resposta aos objetivos propostos,
foram realizadas 19 entrevistas semiestruturadas – tanto a psicólogos, como a trabalhadores. Os dados
recolhidos foram analisados recorrendo à análise de templates, resultando em três temas principais:
(1) introdução tecnológica nos postos de trabalho, (2) impactos da introdução tecnológica, (3) a
psicologia nas organizações. Os resultados contribuíram para identificar as necessidades/dificuldades
dos trabalhadores face à tecnologia, enquanto demonstraram o pouco envolvimento da psicologia
nestas questões.
en
Technology is changing the way organizations work and the way workers carry out their tasks by having
an impacting, both positive and negative, on their well-being and satisfaction. Technology can be either
seen as a resource or as a demand, depending on how it is perceived. When it is perceived in a negative
way, the requirements translate into needs/difficulties, which organizations must seek to overcome in
order to guarantee the well-being and satisfaction of their workers.
Therefore, it is mandatory that organizations consider the work of Organizational and/or Work
Psychologists. Bearing this in mind, this study, of qualitative nature, mainly focused on identifying the
difficulties/needs of workers when faced with the introduction of technology in their workplaces,
understanding the importance of the organizational psychologist’s role in answering to these same
needs/difficulties and also understanding to what extent the main functions of the organizational
psychologist change in order to promote the well-being and satisfaction of the workers when dealt
with technology introduction. In order to respond to these proposed objectives, 19 semi-structured
interviews were carried out – both with psychologists and workers. The collected data was analyzed
using template analysis, resulting in three main themes: (1) introduction of technology in workplaces,
(2) impact of technological introduction, (3) psychology in organizations. The results contributed of
identify the needs/difficulties of workers when dealing with technology and showed how little
psychology is involved with these issues.