Teses e dissertações

Doutoramento
Serviço Social
Título

Serviço social em academias de futebol: Contributos para a humanização no desporto

Autor
Afonso, Cátia Sofia dos Santos
Resumo
pt
O desporto pode trazer um contributo fundamental na saúde física, mental e social das crianças e jovens atletas e as academias de futebol, enquanto promotoras do desenvolvimento social, apresentam-se como um espaço privilegiado para a prática do assistente social. Considerando o Serviço Social uma disciplina com conhecimentos teórico-metodológicos, pretende-se consolidar um estudo avançado sobre o Serviço Social em academias de futebol, enquanto espaço de desenvolvimento de competências psicológicas e sociais. A investigação inscreve-se no paradigma interpretativo, com a lógica indutiva, com recurso a métodos mistos para a recolha de dados, assinalando a convergência de resultados e proporcionando uma conceção mais ampla da realidade, sustentada na triangulação concomitante, com a aplicação de entrevistas e inquéritos por questionário. A operacionalização da pesquisa empírica permitiu estruturar os seguintes objetivos: (a) Compreender a intervenção feita nas academias de futebol, enquanto espaço de desenvolvimento de competências psicológicas e sociais de jovens atletas; (b) Configurar a intervenção do assistente social nas academias de futebol a nível individual, grupal e comunitário, numa dimensão pedagógica e social. As academias de futebol apresentam-se como um espaço de responsabilidade social, de pedagogia e com cariz cultural. O Serviço Social pode assumir-se enquanto agente de promoção e apoio às suas dinâmicas, de forma humanizante, empregando uma intervenção a nível individual, grupal e comunitário.
en
Sport can make a fundamental contribution to the physical, mental and social health of children and young athletes. Football academies as promoters of social development, are a privileged space for the practice of social work. Considering Social Work as a discipline with theoretical and methodological knowledge, it is intended to consolidate an advanced study on Social Work in football academies, as a space for the development of psychological and social skills. The investigation uses an interpretative paradigm, with inductive logic, using mixed methods for data collection, highlighting the convergence of results and providing a broader consideration of reality, supported by concomitant triangulation, with the use of interviews and questionnaires. The operationalization of the empirical research allowed structuring the following objectives: (a) Understanding the intervention carried out in soccer academies, as a space for the development of psychological and social skills of young athletes; (b) Configure the social worker's intervention in football academies at individual, collective and community level, in a pedagogical and social dimension. The football academies present themselves as a space of social responsibility, of pedagogy and with a cultural nature. Social Work can assume itself as an agent for the promotion and support of its dynamics, in a humanizing way, applying an intervention at individual, group and community level.

Palavras-chave

Futebol
Soccer
Serviço social -- Social work
Academias de futebol
Soccer academies

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo