Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

“Ready for digital swamps?”: avaliação da capacidade das PMEs para lidar com os desafios da digitalização

Autor
Silva, Luana Raquel Serra Morais Fortes
Resumo
pt
Atualmente, a adoção de uma estratégia de transformação digital é imprescindível para assegurar vantagens competitivas nas empresas. Constituindo uma parte significativa do tecido empresarial de muitas economias, as pequenas e médias empresas (PMEs) devem olhar para este processo como forma de fomentar a sua sustentabilidade. Assim, a digitalização possibilita a otimização de processos e a redução de custos que, quando combinados, culminam num aumento da criação de valor. No entanto, as PMEs enfrentam grandes desafios ao lidarem com esta nova era digital. A falta de recursos, aliada a uma falta de visão e de conhecimento relativamente a esta temática, impede as mesmas de investirem na implementação de novas estratégias. Com efeito, surge a importância de analisar o tema em causa, construindo um modelo simples, holístico e realista que permita estruturar e compreender melhor o assunto. Ou seja, com o objetivo de avaliar a capacidade das PMEs para lidar com os desafios da digitalização, foram utilizadas técnicas de mapeamento cognitivo e a Technique for Order Performance by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS), em duas sessões de trabalho com um painel de especialistas com know-how e experiências nas áreas em análise. Os resultados obtidos foram validados por um membro do Gabinete do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa. Destaca-se, também, que neste estudo foram ainda analisados os principais contributos e limitações relativamente à metodologia utilizada, sendo ainda apresentadas algumas ideias para futura investigação.
en
Nowadays, the development of digital transformation strategies is essential to ensure competitive advantages. Small and medium enterprises (SMEs), which represent a significant portion of the business world in many economies, should look at this process as way to promote sustainability. Thus, digitalization enables process optimization and cost reduction that, when combined, culminate in increased value creation. However, SMEs face major challenges in dealing with this new digital era. Lack of resources, as well as a lack of vision and knowledge, prevents them from investing in the implementation of new strategies. In this regard, the importance of analyzing the subject in question arises, through the construction of a simple, holistic and realistic model that allows for structuring and better understanding the study topic. To assess the ability of SMEs to deal with the challenges of digitization, cognitive mapping techniques and the Technique for Order Performance by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) were used in two group sessions with a panel of experts with know-how and practical experience in the areas under analysis. The results obtained were validated by a member of the State Secretary Office for Digitization and Administrative Modernization. The study’s main contributions and limitations are also analyze and provided ideas for future research.

Palavras-chave

Cognitive mapping
Mapa cognitivo
Análise multicritério -- Multicriteria analysis
Tomada de decisão -- Decision making
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Transformação digital - Digital transformation

Acesso

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