Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Aplicada - 1 Ano
Título

Plano de negócios: “A Loja do Xavier”

Autor
Loureiro, Ilídio Pedro Marques de Figueiredo do Carmo
Resumo
pt
Este projeto é um Plano de Negócios para a criação de uma nova marca de produtos tradicionais portugueses e comercialização através de loja física e online adaptadas para a operação e gestão de um jovem adulto com Trissomia 21 (Síndrome de Down). Da avaliação continua das dificuldade e talentos únicos do Xavier, feita em ambiente familiar, escolar e com a equipa médica, resulta importante promover uma atividade profissional que estimule a interação permanente com público, para contrariar o envelhecimento precoce característico desta síndrome. Desta avaliação e da tradição da família com raízes no distrito de Viseu, surge a ideia de uma nova marca “A LOJA DO XAVIER”, com loja especializada numa gama de produtos premium restrita, para não introduzir demasiada complexidade nos processos de venda e da operação logística, com protagonismo para os vinhos certificados das Terras do Dão. Trata-se de um negócio familiar com a ambição/visão de aproximar o mundo físico e digital desde a produção até às mãos de um cliente exigente que aspira ser surpreendido com um serviço de excelência, com a experiência de degustação de um vinho de elevada qualidade e envolvimento com uma marca premium e exclusiva, ancorada nos valores da responsabilidade social - económica e ambiental – com primazia à inclusão de pessoas com necessidades especiais. Desenvolve-se uma estratégia de diferenciação bem focada no seu target com produto e preço premium apoiada em dois pilares fundamentais: na estrutura da empresa (os seus recursos e capacidades de inovação); no estudo contínuo e profundo do ambiente competitivo do sector e dos vários players/parceiros. Para ultrapassar as barreiras que enfrenta o Xavier, recorre-se a uma solução de gestão da loja física inovadora pela conjugação da melhoria da experiência do cliente com a experiência do vendedor com deficiência cognitiva, com um modelo híbrido de operação, atendimento tradicional com pagamento em caixa (onde poderão utilizar todos os meios de pagamentos disponíveis) ou atendimento sem necessidade de ir à caixa para os clientes que adiram à App da Loja do Xavier. O recurso a estas novas tecnologias permitem dar solução aos pain points da jornada do cliente e do vendedor: no acesso à loja com a obrigatoriedade de confirmação da idade, na facilidade de pagamento e, no caso do vendedor, acrescenta-se também a possibilidade de gestão autónoma no trabalho de front office e back office (faltas de produto, gestão de inventário e encomendas) por parte de um vendedor com necessidades especiais. Esta solução contempla no sistema de gestão integrada o controlo dos indicadores de desempenho, KPIs1 e todos os dados fundamentais à implementação estratégica. Para ser viável este modelo de negócio assente na diferenciação e apoiado na inovação, o business plan desenvolve um caminho realista para se encontrar um equilíbrio entre o investimento e custos que esta estratégia implica e as condições do mercado relativas à perceção e aceitação da proposta de valor que lhe é apresentada. Para esse efeito, faz-se um estudo mercado direcionado ao segmento alvo - agregados de maiores rendimentos consumidores de vinho premium - para aferir dos hábitos de consumo, nomeadamente preços e frequência de compra, e da aceitação/valorização da inclusão de pessoas com deficiência numa loja especializada no comércio de vinhos. Como resultado deste caminho de equilíbrio realista, este projeto explicita quais as condições que permitem a viabilidade do negócio, as oportunidades e riscos que enfrenta e como alcançar os objetivos a que se propõe: inclusão do Xavier desde o início da atividade da empresa atingindo a autonomia no atendimento e operações na loja física; atingir as metas de vendas no mercado nacional e no mercado sul-coreano e remunerar do capital investido de acordo com as suas expectativas, obter um VAL (Valor Atualizado Líquido) >0, uma TIR (Taxa Interna de Rendibilidade) >10% e um PAYBACK (período de recuperação do investimento) inferior a 8 anos. No cenário de base desenvolvido alcança-se um VAL de 103.939€, uma TIR de 24,7%; e um período de recuperação do investimento pouco acima de 5 anos. Estes resultados assentam em pressupostos bastante conservadores, como a atual conjuntura nacional e internacional conturbada aconselha, podendo concluir-se que o plano de negócios desenhado apresenta uma solução credível e robusta.
en
This project is a Business Plan for the creation of a new brand of traditional Portuguese products and marketing through both physical and online store adapted for the operation and management of a young adult with Down Syndrome. Something that became clear from the continuous evaluation of Xavier's unique difficulties and talents, which happened in a familiar, school and medical environment, was that it is important to promote a professional activity that stimulates permanent interaction with the public, to counteract the premature aging characteristic of this syndrome. Given this information and the tradition of the family with roots in the district of Viseu, comes the idea of a new brand "A Loja do Xavier", with a store specialized in a small range of premium products, as not to introduce too much complexity in the processes of sale and logistics operation, with a leading role for the certified wines of the “Terras do Dão”. It is a family business with the ambition /vision of bringing the physical and digital world closer to production to the hands of a demanding customer who aspires to be surprised by a service of excellence, with the experience of tasting a wine of high quality and involvement with a premium and exclusive brand, anchored in the values of social responsibility - economic and environmental - with primacy to the inclusion of people with special needs. A differentiation strategy is focused on its target with product and premium price supported by two fundamental pillars: the structure of the company (its resources and innovation capabilities) and the continuous in-depth study of the competitive environment of the sector and the various players / partners. To overcome the barriers that Xavier faces, an innovative physical store management solution is used by combining the improvement of the customer experience with the experience of the seller with cognitive impairment, with a hybrid model of operation, traditional service with cash payment (where they can use all available means of payments) or service without the need to go to the cashier for customers who use the Xavier Store App. These new technologies give solutions to the pain points of the customer and seller's journey: in the access to the store with the obligation to confirm the age, in the ease of payment and, in the case of the seller, also adds the possibility of autonomous management in front office and back office work (product shortages, inventory and order management) by a seller with special needs. This solution contains in the integrated management system the control of performance indicators, KPIs and all key data to strategic implementation. For this business model to be viable based on differentiation and supported by innovation, the business plan develops a realistic way to find a balance between the investment and costs that this strategy entails and the market conditions related to the perception and acceptance of the value proposition presented to it. To this end, a market study is conducted aimed at the target segment - aggregates of higher income consumers of premium wine - to measure consumption habits, namely prices and frequency of purchase, and the acceptance/appreciation of the inclusion of people with disabilities in a store specialized in the wine trade. As a result of this realistic balance path, this project explains the conditions that allow the viability of the business, the opportunities and risks it faces and how to achieve the objectives to which it proposes: inclusion of Xavier since the beginning of the company's activity achieving autonomy in service and operations in the physical store; achieving sales goals in the domestic market and in the South Korean market and remunerating the invested capital according to the your expectations, obtain a Val (Net Updated Value) >0, an IrR (Internal Rate of Return) >10% and a PAYBACK (investment recovery period) of less than 8 years. In the developed baseline scenario , a RS of 103,939€, an IRR of 24.7%; and a recovery period of investment just above 5 years are reached. These results are based on very cautious assumptions, as the current troubled national and international situation advises, and it can be concluded that the designed business plan presents a credible and robust solution.

Data

29-mai-2023

Palavras-chave

Strategy
Marca
Estratégias
Brand
Lojas virtuais
Adaptação -- Adaptation
Plano de negócio -- Business plan
Loja física
Physical and online store

Acesso

Acesso livre

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