Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Projeto em empresa: Filipe Vieira Freitas, Unipessoal, Lda.: adaptação do marketing digital da empresa à fase pós-Covid-19: estudo empírico aplicado a uma PME no setor do turismo

Autor
Freitas, Luis Filipe Vieira
Resumo
pt
A pandemia Covid-19 teve um impacto no setor do turismo, as consequências foram avassaladoras, sendo que as empresas que operam no ramo tiveram de se adaptar a um novo cenário onde a utilização das ferramentas de marketing digital tornou-se essencial para a continuidade do relacionamento entre estas e os seus clientes. Foi neste contexto que o presente estudo teve como objetivo central analisar a adaptação do marketing digital da empresa Filipe Vieira Freitas, Unipessoal, Lda., uma PME que opera no setor turístico na Região Autónoma da Madeira, à fase pós-Covid-19. Assim, tentou-se perceber, entre outras questões, se esta empresa foi capaz de adaptar a sua comunicação às novas tendências e exigências do mercado. Foi utilizado como método de investigação o estudo de caso, que faz parte da metodologia empírica qualitativa. Os resultados mostraram que a empresa, já na fase pré-pandémica, fazia uso de várias ferramentas de marketing digital ao seu dispor para pesquisar e estabelecer contacto com clientes e parceiros. Durante a fase da pandemia, a utilização dessas estratégias foi intensificada e otimizada. Na fase pós-pandemia, a empresa continuou a utilizar essas estratégias e a tentar procurar formas de inovar e de chegar a novos mercados. Os dados relativos ao número de visitas semanais à página da empresa desde maio de 2019 a março de 2022, mostraram uma tendência de aumento crescente, o que permitiu concluir que a mesma conseguiu ultrapassar um dos principais obstáculos se manter presente e notada no ambiente virtual.
en
The Covid-19 pandemic affected deeply the tourism sector, the consequences were overwhelming, and companies operating in the industry had to adapt to a new scenario where the use of digital marketing tools became essential for the continuity of the relationship between them and their customers. Considering the exposed context, this study aimed to analyze the adaptation of the digital marketing of the company Filipe Vieira Freitas, Unipessoal, Lda, a SME operating in the tourism sector in the Autonomous Region of Madeira, to the post-Covid-19 phase. Thus, we tried to understand, among other issues, if this company was able to adapt its communication to new market trends and demands. The research method used was the case study, which is part of the qualitative empirical methodology. The results showed that the company, already in the pre-pandemic phase, made use of several digital marketing tools at its disposal to research and establish contact with customers and partners. During the pandemic phase, the use of these strategies was intensified and optimized. In the post-pandemic phase, the company continued to use these strategies and to look for ways to innovate and reach new markets. The data regarding the number of weekly visits to the company's page from May 2019 to March 2022, showed an increasing trend, which allowed the conclusion that the company managed to overcome one of the main obstacles to remain present and noticed in the virtual environment.

Data

12-mai-2023

Palavras-chave

Digital marketing
Marketing digital
COVID-19
Adaptação -- Adaptation
Turismo -- Tourism
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises

Acesso

Acesso livre

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