Teses e dissertações

Doutoramento
Ciências da Comunicação
Título

Atração de talento da geração Y(Z): O caso das organizações das tecnologias da informação

Autor
Gomes, Marina Alexandra Ventura
Resumo
pt
A comunicação serve vários propósitos na vida das pessoas e das organizações. É neste pressuposto que esta investigação foi desenvolvida, tendo como objeto a forma como as organizações comunicam para criarem uma reputação de bons empregadores. No caso específico desta pesquisa, as organizações estudadas são da área das Tecnologias da Informação (IT), habitualmente chamadas de IT. Os públicos-alvo desta investigação foram jovens estudantes do ensino superior nascidos nos anos 2000 ou finais dos anos 90, catalogados como Geração Y(Z), e organizações de IT enquanto empregadores. As amostras dos 4 momentos de recolha de dados foram: 584 jovens e 83 empregadores na pesquisa quantitativa e 13 jovens e 12 empregadores na pesquisa qualitativa. Foram aplicados inquéritos por questionários e realizadas entrevistas para conhecer, por um lado, as preferências dos jovens quando analisam um empregador, os meios onde pesquisam informação e como desenvolvem as suas perceções, e por outro lado, conhecer a perceção dos empregadores sobre estes jovens. Pode destacar-se, de entre as várias conclusões, que as organizações que têm uma boa reputação e são conhecidas no mercado apresentam maior probabilidade de atrair os jovens. Além disso, os jovens têm ideias concretas sobre o que procuram numa organização, valorizando essencialmente a possibilidade de crescerem pessoal e profissionalmente através da relação com as chefias, da formação e experiências significativas. O salário e o ambiente seguro, que os convide a partilhar as suas ideias, são outras das motivações valorizadas por estes jovens, a par do sentimento de serem reconhecidos e tratados com respeito. As organizações que consigam fazer-se notar em contextos como os media, nas instituições de ensino superior, poderão ser aquelas que terão maior facilidade em recrutá-los.
en
Communication serves several purposes in the lives of people and organizations. This research was developed on this assumption, having as its object the way organizations communicate to create a reputation as good employers. In the specific case of this research, the organizations that were studied are from the Information Technology (IT) area, commonly known as IT. The target groups of this research were young higher education students born in the 2000s or late 1990s, labelled as Generation Y (Z), and IT organizations as employers. The samples for the 4 data collection moments were: 584 young people and 83 employers in the quantitative survey and 13 young people and 12 employers in the qualitative survey. Questionnaire surveys were completed, and interviews were carried out with the aim to understand, the preferences of young people when considering an employer, how they search for information and how they develop their perception, and to know the perception of employers about these young people. Among the various conclusions of this study, it can be highlighted that organizations that have a good reputation and are known in the market are more likely to attract young people. In addition, young people have solid ideas about what they are looking for in an organization, fundamentally valuing the possibility of growing personally and professionally through the relationship with their supervisors, training opportunities and meaningful experiences. Salary and a safe environment, which encourages them to share ideas, are other motivations valued by these young people, together with the feeling of being recognized and treated respectfully. Organizations that manage to make themselves noticed in contexts such as media and in higher education institutions, may be the ones that will recruit them more effortlessly.

Data

04-mai-2023

Palavras-chave

Geração Y
Generation Z
Comunicação corporativa
Corporate communication
Generation Y
Recrutamento -- Recruitment
Marca-empregador
Geração Z -- -- Z Generation
Employer-branding

Acesso

Acesso livre

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