Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Adoption of the “sustainability” as a part of business strategy

Autor
Pires, Maria Carlota Soares de Matos dos Santos
Resumo
pt
As empresas começaram a ter mais preocupações com a sustentabilidade, o que está a afetar o mundo dos negócios e a nossa sociedade. A sustentabilidade é agora vista como um fator chave para o futuro desenvolvimento e inovação, para aquelas empresas que implementam a sustentabilidade na sua estratégia. Tendo em conta estas preocupações o problema que procuro responder com esta tese é “Como implementar a sustentabilidade na sua estratégia?” Os objetivos da pesquisa são: identificar os principais tópicos relacionados com a sustentabilidade empresarial, identificar como é que a sustentabilidade está a mudar o mundo dos negócios, como é que as empresas podem implementar sustentabilidade na sua estratégia, e correlacionar as evidências empíricas com as entrevistas. Para atingir estes objetivos, os dados foram recolhidos através de 101 entrevistas do livro “101 Vozes pela Sustentabilidade, Por um desenvolvimento responsável”. As principais conclusões recolhidas foram que Portugal e as empresas mundiais têm uma enorme preocupação com a sustentabilidade e com as megatrends, além disso, as empresas portuguesas podem abordar algumas megatrends como oportunidades.
en
Corporates started to have more concerns about sustainability what is affecting the business world as well as our society. Sustainability is now seen as a key drive to future development and innovation but for those companies who implement it in their business strategy. With these concerns the problem statement looked to answer with this thesis is “How to implement sustainability in business strategy. The research objectives are identify the main topics related to business sustainability, how is sustainability changing the business world, how can companies implement sustainability in their business strategy, and correlate the empirical evidence with the interviews. To achieve these objectives data was collected through 101 interviews from the book “101 Vozes pela Sustentabilidade, Por um desenvolvimento responsável”. The key findings conclude were that Portugal and worldwide companies have a huge concern regarding sustainability and megatrends, and Portuguese companies have megatrends’ opportunities that can be addressed.

Palavras-chave

Megatrends
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development
Sustentabilidade -- Sustainability
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Sustainable strategy
Estratégia sustentável

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo