Título
Literacia financeira: o conhecimento financeiro dos portugueses
Autor
Teles, António Luís Ventura
Resumo
pt
O estudo que se segue pretende avaliar a literacia financeira dos portugueses, analisar a relação
dos fatores demográficos e socioeconómicos e a literacia financeira, averiguar a associação
entre o enviesamento comportamental (sobre e sub confiança) e a literacia financeira e, por
último, estudar a correlação entre a atitude financeira e a literacia financeira.
No presente estudo, a medição adotada de literacia financeira passa pela aferição do nível
de conhecimento financeiro através de um índice.
Com o intuito de recolher informação relevante para a realização da dissertação, utilizou-
se como instrumento subjacente à presente investigação o inquérito elaborado e disponibilizado
pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em 2022. O questionário visou
aprofundar o conhecimento financeiro sobre os investidores e potenciais investidores em
Portugal e as suas características demográficas e socioeconómicas. A amostra é composta por
1126 respondentes. Após a análise exaustiva da informação recolhida, os resultados mostram
baixos níveis de literacia financeira em diferentes grupos demográficos e socioeconómicos e
sugerem novas evidências sobre a relação entre os fatores demográficos e socioeconómicos e
os conceitos financeiros.
No que diz respeito ao enviesamento comportamental (sobre e sub confiança), é possível
verificar a associação entre o enviesamento comportamental e as variáveis demográficas e
socioeconómicas. Os resultados demonstram a existência de correlação positiva entre a
literacia financeira e a atitude financeira.
en
The following study aims to assess the financial literacy of the Portuguese individuals, analyze
the relationship between demographic and socioeconomic factors and financial literacy,
investigate the association between the behavioral bias of overconfidence and underconfidence
and financial literacy and, finally, study the correlation between financial attitude and financial
literacy.
In the present study, the adopted measurement of financial literacy involves measuring the
level of financial knowledge through an index.
In order to collect relevant information for the completion of the dissertation, the survey
prepared and made available by the Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) in
2022 was used as an instrument underlying the present investigation. The questionnaire aimed
to deepen financial knowledge about the investors and potential investors in Portugal and its
demographic and socioeconomic characteristics. The sample is composed of 1126 respondents.
After exhaustive analysis of the collected information, the results show low levels of financial
literacy in different demographic and socioeconomic groups and suggest new evidence on the
relationship between demographic and socioeconomic factors and financial concepts.
Regarding the behavioral bias of overconfidence and underconfidence, it is possible to
prove the association between the behavioral bias and the demographic and socioeconomic
variables. The results show the existence of a positive correlation between financial literacy
and financial attitude.