Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

Working across cultures: Knowledge sharing in higher education institutions: A perspective from Qatar

Autor
Al-Hemaidi, Fatma Mohd S. M.
Resumo
pt
O Estado do Qatar tem assistido recentemente a um crescimento económico e humano substancial. Como resultado do rápido crescimento da atividade empresarial, o governo e o sector privado têm tentado colmatar o fosso entre a escassez de trabalhadores locais qualificados e a elevada procura, através de um aumento de trabalhadores expatriados. A integração bem sucedida destes trabalhadores nas organizações existentes requer um certo nível de partilha de conhecimentos entre os trabalhadores. Esta tese procura estudar o comportamento de partilha de conhecimentos do pessoal docente académico nas universidades públicas, privadas e da Fundação do Qatar, utilizando uma abordagem de método misto de recolha de dados tanto quantitativos como qualitativos. A tese contém três estudos empíricos; os estudos 1 e 2 são quantitativos, e o estudo 3 é qualitativo. O estudo 1 examinou o efeito da curiosidade e da apreensão da comunicação intercultural sobre o comportamento de partilha de conhecimentos. É único na medida em que investigou o efeito mediador da inteligência cultural sobre o comportamento de partilha de conhecimento do pessoal docente universitário. O estudo 2 avaliou o impacto do comportamento de partilha de conhecimentos sobre a satisfação no trabalho e a intenção de abandono voluntário da empresa. Além disso, o estudo investigou o efeito moderador do apoio organizacional percebido. O estudo 3 explorou qualitativamente os fatores que influenciam o comportamento de partilha de conhecimentos nas instituições de ensino superior no Qatar. Foram utilizados questionários para recolher um perfil do comportamento de partilha de conhecimentos do pessoal docente universitário do Qatar. Foram recebidas respostas de 330 docentes universitários de 8 universidades do Qatar. Os resultados do estudo 1 mostram que (i) a curiosidade afeta positivamente o comportamento de partilha de conhecimento, (ii) a apreensão da comunicação intercultural afeta negativamente o comportamento de partilha de conhecimento, (iii) os resultados confirmaram o papel mediador da inteligência cultural na relação entre curiosidade e partilha de conhecimento; e apreensão da comunicação intercultural e partilha de conhecimento. Os resultados do estudo 2 mostram que (i) a partilha de conhecimentos afeta positivamente a satisfação no trabalho, (ii) a partilha de conhecimentos não foi considerada significativa com intenção de rotação, (iii) os resultados confirmaram o papel moderador do suporte organizacional percecionado na relação entre a partilha de conhecimentos e a satisfação no trabalho. Contudo, as perceções de suporte organizacional não foram consideradas significativas na moderação da relação entre a partilha de conhecimentos e a intenção de abandono voluntário da empresa. Além disso, no estudo 3 entrevistou-se 17 docentes universitários. Os resultados apoiaram as hipóteses dos modelos conceptuais e introduziram novos fatores para estudos futuros. Os resultados desta investigação fornecem provas empíricas para orientar os decisores políticos e líderes no sentido de uma cultura organizacional colaborativa e benéfica, melhoria das práticas de partilha de conhecimento e estratégias sustentáveis de recursos humanos.
en
The State of Qatar has recently witnessed substantial economic and human growth. As a result of the rapidly increasing business activity, the government and the private sector have been trying to bridge the gap between the shortage of skilled local workers and the high demand through an upsurge of expatriate workers. Successful integration of these workers into existing organizations requires a certain level of knowledge sharing between employees. This thesis examines academic teaching staffs’ knowledge sharing behavior in Qatari public, private and Qatar Foundation universities, using a mixed method approach of both quantitative and qualitative data collection. The thesis contains three empirical studies; study 1 and 2 are quantitative, and study 3 is qualitative. Study 1 examined the effect of curiosity and intercultural communication apprehension on knowledge sharing behavior. It is unique in that it investigated the mediating effect of cultural intelligence on knowledge sharing behavior of academic teaching staff. Study 2 assessed the impact of knowledge sharing behavior on job satisfaction and turnover intention. Moreover, the study examined the moderating effect of perceived organizational support. Study 3 qualitatively explored the factors that influence knowledge sharing behavior in higher education institutions. A questionnaire-based survey was used to gather a profile of Qatar academic teaching staff’s knowledge sharing behavior. Responses were received from 330 academic teaching staff in 8 universities in Qatar. The findings of study 1 show that (i) curiosity positively affects knowledge sharing behavior, (ii) intercultural communication apprehension negatively affects knowledge sharing behavior, (iii) results confirmed the mediating role of cultural intelligence in the relationship between curiosity and knowledge sharing; and ICA and knowledge sharing. The findings of study 2 show that (i) knowledge sharing positively affects job satisfaction, (ii) knowledge sharing was found not significant with turnover intention, (iii) results confirmed the moderating role of POS in the relationship between knowledge sharing and job satisfaction. However, POS was found not significant in moderating the relationship between knowledge sharing and turnover intention. Moreover, study 3 interviewed 17 academic teaching staff. The results supported the hypotheses of the conceptual models and introduced new factors for future study. The findings of this research provide empirical evidence to guide policy makers and leaders towards a collaborative and beneficial organizational culture, enhancement of knowledge sharing practices, and sustainable human resource strategies.

Data

16-fev-2023

Palavras-chave

Knowledge management
Gestão do conhecimento
Instituições de ensino superior
Higher education institutions
Knowledge sharing
Partilha de conhecimento
Academics
Docentes universitários

Acesso

Acesso livre

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