Título
Impact of personalized advertising on consumers
Autor
Ruivo, Luís Reis
Resumo
pt
Perante a crescente importância das redes sociais no quotidiano das pessoas, as empresas têm
aumentado os seus investimentos na área do Marketing Digital. De modo a ir ao encontro das
necessidades dos consumidores e a se relacionarem com cada um de uma forma mais pessoal e
eficaz, os marketeers tentam implementar estratégias de publicidade personalizadas, com base
nas preferências pessoais dos consumidores, histórico de compras, dados demográficos e
pesquisas mais recentes na Internet.
Esta investigação pretende assim avaliar o impacto da publicidade personalizada nos
consumidores, no seu engajamento e interação com as marcas. Em primeiro lugar, a revisão da
literatura forneceu conhecimento sobre o que foi feito anteriormente sobre marketing nas redes
sociais. Com base na literatura, foi criado um modelo conceptual para identificar e estudar os
impactos que as estratégias de publicidade personalizada têm sobre os consumidores. Um
questionário online com 429 participantes foi realizado para testar este modelo conceptual.
De acordo com os resultados, a perceção da personalização de um anúncio pelo
consumidor tem um impacto positivo no seu engajamento com a marca. Há também uma
relação positiva entre as preocupações de privacidade do consumidor e o seu desejo de evitar
estes anúncios, mas foi demonstrado que o controlo do consumidor sobre as suas informações
pessoais leva a uma diminuição destas preocupações, a um menor desejo de os evitar, bem
como a um aumento do engajamento com a marca.
Os resultados e conclusões desta dissertação poderão ter implicações teóricas e práticas
futuras no âmbito do marketing digital.
en
Nowadays, social media is an important part of people's daily life, making it one of the largest
human interaction environments. In order to meet consumers' needs and engage with each one
in a more personal and effective way, marketeers try to implement personalized advertising
strategies, based on consumers' personal preferences, purchase history, demographics and latest
researches on the Internet.
This dissertation aims to evaluate the impact of personalized advertising on consumers, on
their engagement and on their interaction with brands. First, the literature review provided
knowledge about what has been done previously on social media marketing. Based on the
literature research, a conceptual model was created to identify and study the impacts that
personalized advertising strategies have on consumers. An online questionnaire with 429
respondents was undertaken to test the conceptual model.
According to the findings, consumer’s perceived personalization of an ad has a positive
impact on their engagement with the advertised brand. There is also a positive relationship
between consumer’s privacy concerns and their desire to avoid the ads. Furthermore, it was
demonstrated that consumer’s control over their personal information leads to a decrease in
both privacy concerns and ad avoidance as well as to an increase of consumer engagement.
The results and conclusions of this dissertation may have future theoretical and practical
implications.