Título
Plano de negócio social promovido por uma organização sem fins lucrativos: SEMEAR Cerâmica
Autor
Costa, Beatriz Tomaz Barbosa da
Resumo
pt
Este projeto insere-se no âmbito do mestrado em Gestão de Empresas e tem como principal
objetivo avaliar a viabilidade de um negócio social inclusivo de produção e venda de peças de
cerâmica artesanais utilitárias e decorativas, que permita criar postos de trabalho para
pessoas com Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento (DID).
Para tal, este projeto depende de três atividades-chave: formação profissional certificada
em cerâmica/olaria adaptada a pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI); produção
de peças de cerâmica de forma artesanal; e venda das peças de cerâmica produzidas.
Para avaliar a viabilidade deste projeto, foi elaborado um diagnóstico, incluindo análise
de mercado, análise interna e análise competitiva, desenvolvido um plano de Marketing e um
modelo de negócio, definidas diretrizes estratégicas e realizada a avaliação financeira do
mesmo.
Para implementar este projeto, será necessário um capital inicial de 50.000€ para fazer
face aos custos do primeiro ano de atividade. Em termos de viabilidade económico-financeira,
o projeto apresenta um Valor Líquido Atual (VAL) de 151.877 €, uma Taxa Interna de
Rendibilidade (TIR) de 32% e um Payback Period de 5 anos.
Desta forma, a análise financeira demonstra a viabilidade do projeto.
en
This project is part of the Master's in Business Administration and its main objective is to
evaluate the feasibility of an inclusive social business for the production and sale of utilitarian
and decorative handcrafted ceramic pieces, which will allow the creation of jobs for people with
Intellectual and Developmental Disabilities (IDD).
To this end, this project depends on three key activities: certified professional training in
ceramics/pottery adapted for people with disabilities or handicaps; production of handcrafted
ceramic pieces; and sale of the ceramic pieces produced.
To assess the viability of this project, a diagnosis was prepared, including market analysis,
internal analysis and competitive analysis, a Marketing plan and a business model were
developed, strategic guidelines were defined and a financial evaluation was carried out.
To implement this project, an initial capital of 50.000€ will be required to cover the costs of the
first year of activity. In terms of economic and financial viability, the project has a Net Present
Value (NPV) of 151.877€, a Internal Rate of Return (IRR) of 32% and a Payback Period of 5
years.
In this way, the financial analysis demonstrates the viability of the project.