Teses e dissertações

Doutoramento
Psicologia
Título

Meet your meat: Psychological factors impacting on attitudes towards animals, their consumption, and plant based alternatives

Autor
Silva, Catarina Rocha Possidónio da
Resumo
pt
Uma das formas de responder aos desafios de saúde e sustentabilidade com os sistemas alimentares atuais passa por reduzir o consumo de produtos de origem animal, particularmente de carne, para um aumento no consumo de alimentos de origem vegetal. O objetivo geral deste trabalho passou por explorar como desencadear estas transições através de um conjunto de quatro artigos, com foco na forma como as pessoas percecionam (1) os animais como seres vivos, examinando o impacto das características individuais (e.g., género, ter animais de estimação) e do alvo (e.g., categoria biológica) nestas perceções (e.g., comestibilidade, preocupação moral); (2) os animais enquanto produtos alimentares e como a semelhança desses produtos com os animais influencia o apetite por carne, independentemente do impacto da sua familiaridade; e (3) alternativas ao consumo de carne (e.g., legumes, tofu) e o impacto do enquadramento da refeição como estratégia para promover atitudes mais positivas em relação às alternativas à carne. Por fim, a seção final deste trabalho apresenta uma reflexão sobre as lacunas existentes nesta literatura, integra os resultados mais relevantes do presente corpo de trabalho e descreve como estes podem informar audiências interessadas na promoção de transições rumo à redução do consumo de carne e à adoção de dietas mais sustentáveis, saudáveis e mais baseadas em alimentos de origem vegetal.
en
A way to address health and sustainability concerns with the current food systems is to shift away from current levels of consumption of animal-sourced products, especially meat, toward an increased intake of plant-based foods. The general aim of this work was to explore how to trigger such transitions through a set of four articles, focused on the ways people perceive: (1) animals as living beings, examining the impact of characteristics of the perceiver (e.g., gender, pet attachment) and of the target (e.g., biological category of the animals) on perceptions (e.g., edibility, moral concern); (2) animals as food products and how resemblance to the animal source impacts on appetite for meat, independently from the impact of product familiarity; (3) alternatives to meat consumption (e.g., legumes, tofu) and the impact of framing (i.e., meal vs. ingredient) as a strategy to promote more positive attitudes toward meat alternatives. Finally, the ending section of this work provides a reflection about the existent gaps in this literature, integrates the main findings of the present body of work, and outlines how they might inform audiences interested in promoting transitions toward reduced meat consumption and more sustainable, healthier, plant-based diets.

Data

18-jan-2023

Palavras-chave

Familiaridade
Familiarity
Consumo de carne
Alternativas à carne
Human-animal realtions
Meat consumpton
Meet Alternative
Animal resemblance
Meet framing
Relações humanos-animais
Semelhança com o animal
Enquadramento de refeição

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo