Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

Contributo dos colaboradores para a saúde mental dos gestores de primeira-linha: Um estudo qualitativo sobre as práticas dos colaboradores

Autor
Santos, Vanessa
Resumo
pt
Os gestores de primeira-linha são confrontados com exigências laborais, que também estão relacionadas à gestão de colaboradores sob a sua responsabilidade e, caso os recursos não sejam suficientes, estas exigências poderão desencadear consequências para a sua saúde mental. Assim, estes colaboradores podem auxiliar ou prejudicar o gestor, relativamente à exposição destes últimos a fatores de stress, contudo a literatura não tem aprofundado de que modo as ações dos colaboradores podem influenciar a sua saúde. Face à lacuna subjacente, o presente estudo procura aprofundar o conhecimento sobre as caraterísticas de trabalho (através do Modelo Job Demands-Resources) dos gestores de primeira-linha e as práticas dos colaboradores que podem atuar como um recurso para a redução do stress e a promoção da saúde psicológica. Para tal, foi conduzido um estudo qualitativo com entrevistas semiestruturadas a 20 gestores de primeira-linha e foi realizada uma análise temática das entrevistas. No âmbito das exigências do trabalho relacionadas aos colaboradores, são predominantemente referenciados acontecimentos críticos como as exigências emocionais ligadas a carga emotiva dos colaboradores e a pressão para a resolução de conflitos. Verificou-se ainda que os gestores utilizam principalmente os recursos pessoais como a motivação intrínseca e o otimismo. Relativamente às práticas adotadas pelos colaboradores que são identificadas pelos participantes, são destacadas as práticas relacionais e de affiliation que contribuem para a redução do seu stress, especialmente o apoio emocional dado pelos colaboradores, o respeito pelo tempo pessoal dos gestores e o feedback direto. Por sua vez, as práticas informacionais foram pouco referidas pelos gestores.
en
First-line managers are faced with work demands, which are also related to the management of employees under their responsibility and, if resources are not sufficient, these demands may cause consequences for their mental health. Thus, these employees can help or hinder the manager, relative to the latter's exposure to stress factors, however the literature has not delved into how employees' actions can influence their health. Given the underlying gap, this study seeks to deepen the knowledge about the work characteristics (through the Job Demands-Resources Model) of first-line managers and the practices of employees that can act as a resource for stress reduction and promotion of psychological health. To this end, a qualitative study was conducted with semi-structured interviews with 20 first-line managers and a thematic analysis of the interviews was performed. Within the scope of work demands related to employees, critical events such as emotional demands linked to the emotional charge of employees and pressure for conflict resolution are predominantly referenced. It was also found that managers mainly use personal resources such as intrinsic motivation and optimism. Regarding the practices adopted by employees that are identified by the participants, the relational and affiliation practices that contribute to the reduction of their stress are highlighted, especially the emotional support given by employees, the respect for the managers' personal time, and the direct feedback. In turn, the informational practices were less mentioned by the managers.

Palavras-chave

Práticas
Practices
JD-R model
Modelo JD-R
Saúde mental -- Mental health
Gestores de primeira-linha
First-line managers

Acesso

Acesso livre

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