Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

Picking process improvement: The case of a company in the sporting goods retail sector

Autor
Garcia, Dinis Filipe Lapão
Resumo
pt
Apesar de, com a Covid-19, algumas atividades ligadas ao desporto terem sido temporariamente afetadas, a pandemia veio reforçar a importância da atividade física para uma vida saudável, resultando numa maior prática de desporto tanto a nível formal como informal, que já vinham a ganhar cada vez mais adesão em Portugal. Dito isto, as empresas nos setores de atividades ligadas à prática desportiva devem estar preparadas para esta realidade. Os mercados são cada vez mais competitivos, é fundamental rever e melhorar os processos de uma forma contínua e sistemática. Order picking é um dos processos que mais exige este esforço, pois é um dos processos que implica mais horas de trabalho e tem um impacto direto na qualidade e eficiência de toda a cadeia de abastecimento. Este é claramente o caso no centro logístico da Empresa X, mais concretamente na área dos artigos volumosos. Neste sentido, o presente estudo foca-se em encontrar estratégias apropriadas que permitam melhorar este processo. Tendo em conta este objetivo, e com base na revisão de literatura, foi usada uma abordagem de Business Process Improvement (BPI). Como parte integrante desta abordagem, e também como consequência da revisão de literatura, foi proposta uma solução de melhoria que passa pela substituição do atual método de pick-by-label por pick-by-tablet juntamente com tecnologia RFID como método de confirmação. Todas as análises efetuadas permitem concluir que esta proposta poderá representar melhorias significativas no que diz respeito à eficiência e eficácia do processo, indo assim de encontro aos objetivos estabelecidos para o projeto.
en
Although, with Covid-19, some sports-related activities were temporarily affected, the pandemic reinforced the importance of physical activity for a healthy life, resulting in a greater practice of sports both formally and informally, which had already been gaining more and more adherence in Portugal. Having said this, companies in the sports-related activity sectors must be prepared for this reality. Markets are increasingly competitive, it is essential to revise and improve processes in a continuous and systematic way. Order picking is one of the processes that most requires this effort, as it is one of the processes that involves more working hours and has a direct impact on the quality and efficiency of the entire supply chain. This is clearly the case at the logistics centre of Company X, particularly in the area of bulky items. In this sense, this study focuses on finding appropriate strategies to improve this process. With this objective in mind, and based on the literature review, a Business Process Improvement (BPI) approach was used. As an integral part of this approach, and also as a consequence of the literature review, it was proposed an improvement solution that involves the replacement of the current pick-by-label method with pick-by-tablet combined with RFID technology as a confirmation method. All the analyses performed lead to the conclusion that this proposal may represent significant improvements in terms of process efficiency and effectiveness, thus meeting the objectives established for the project.

Data

06-jan-2023

Palavras-chave

Eficiência
Effectiveness
Picking
Eficácia -- Efficiency
Sporting goods retail sector
Business process improvement
Pick-by-tablet
Setor retalhista de artigos desportivos

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo