Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Atividade física em confinamento: A adaptação de profissionais ao ambiente digital

Autor
Espadinha, Pedro Miguel Fernandes
Resumo
pt
Ao longo dos últimos anos tem-se notabilizado o constante crescimento da área do fitness e do desporto em geral, crescimento esse que pode ser atribuído, não apenas ao investimento que tem sido realizado em vários setores e a nivel da formação de profissionais, de infraestruturas e campanhas de sensibilização, mas também a um aumento acentuado da consciencialização por parte da população em geral, relativamente à prática de exercício físico e dos seus benefícios, quer a nivel físico quer a nivel mental, e do seu contributo generalizado para uma melhor qualidade de vida. Contudo, os números divulgados recentemente, relativos à prática de exercício, permanecem baixos e, de certo modo, preocupantes, principalmente no que diz respeito ao nosso país onde a taxa de sedentarismo e inatividade física se evidenciam de forma negativa, estatísticas agravadas pelo surto da Covid-19 que abalou o mundo durante os últimos dois anos. Neste âmbito, surgiu a necessidade de combater o isolamento social e de prevenir a exponenciação destes dados, o que se traduziu na migração dos profissionais qualificados para um ambiente digital, para que pudessem acompanhar os seus clientes e alunos, de forma a que permanecessem ativos em casa durante o período de confinamento e mesmo durante os meses que se seguiram. O objetivo deste estudo passa então por perceber se a adaptação destes profissionais durante esta fase foi bem sucedida, através da utilização de diferentes plataformas online e ferramentas digitais, fazendo também uma interpretação dos índices de adesão por parte da população às alternativas introduzidas, nomeadamente ao treino online, através da análise de bibliografia relevante e da interpretação de comportamentos e perceções mediante a realização de entrevistas a profissionais selecionados.
en
Over the last few years, fitness and sports in general have been growing at a notorious rate, a growth that can be associated with the investment that has been made, not only in terms of professional formation, the development of infrastructures and the creation of campaigns and initiatives that promote sports practice but also due to the growing awareness among the population in general towards exercise, its benefits at a physical and mental level and its overall contribution towards a healthier lifestyle. However, the latest data divulged, relative to physical exercise, remain low and a matter for concern, especially in our country where the sedentarism and inactivity rates stand out, stats that have been aggravated due to the Covid-19 pandemic that affected the world during the last two years. With this in mind, the need to counter the social distance and prevent the aggravation of these numbers led to the migration of qualified professionals towards a digital environment, so that they were able to keep in touch with their clients and incentivize them to remain physically active at home during the confinement period and the even during the months that followed. So, the main objective of this study is to understand if the adaptation of these professionals during this period was successful, by using multiple online platforms and digital tools, and also interpret the population’s motivations towards the use of these tools, especially online training, through the analysis of different studies and papers and the application of interviews to selected professionals.

Data

06-jan-2023

Palavras-chave

Saúde
Health
Digital
Comunicação mediada
Mediated communication
COVID-19
Comunicação -- Communication
Confinamento
Confinement
Pandemia -- Pandemic
Exercício físico -- Physical fitness

Acesso

Acesso livre

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