Title
Transformação digital e determinantes de crescimento da Axians Portugal no sector da consultoria em SI/TI
Author
Ramos, Bruno Miguel de Figueiredo
Summary
pt
Nos tempos que vivemos, de profundas transformações e disrupções a todos os
níveis da sociedade, parece ser essencial que as consultoras da área de sistemas e
tecnologias de informação (SI/TI) repensem as suas estratégias de crescimento
como forma de alcançarem vantagens competitivas sustentáveis. A
transformação digital apresenta-se como uma megatrend de grande relevância para esta área de
consultoria e que reflete bem a complexidade do mercado atual e o impacto disruptivo das
tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sociedade. Assim, o presente projeto
começa por expor os principais contributos da literatura sobre transformação digital, a sua
relevância para a área da consultoria em SI/TI e a necessidade de [re]pensar estratégias de
crescimento. Através de uma abordagem baseada em Interpretive Structural Modeling (ISM),
procurar-se-á analisar os determinantes de crescimento da Axians Portugal. Esta metodologia
permitiu estudar e compreender as variáveis que influenciam a problemática em estudo,
envolvendo a organização na reflexão estratégica sobre o tópico e perseguindo uma abordagem
colaborativa e construtivista. Em conjunto com a empresa, validaram-se os principais resultados
do estudo e propôs-se um conjunto de ações concretas que permitem potenciar o crescimento
da empresa no sector da consultoria em SI/TI, ao mesmo tempo que são resumidos os principais
contributos e as limitações da presente aplicação.
en
In current times of profound transformations and disruptions at all levels of society, it
is essential that companies operating in the information systems and technologies
(IS/IT) consultancy sector rethink their growth strategies to obtain sustained
competitive advantages. Digital transformation presents itself as a megatrend of great
relevance for this consultancy sector and clearly reflects the complexity of the current market
and the disruptive impact of information and communication technologies (ICT) on society.
This project begins by exposing the main contributions of the literature on digital
transformation, its relevance to the IS/IT consultancy sector and the need to [re]think growth
strategies. Through an approach based on Interpretive Structural Modeling (ISM), we will seek
to analyze Axians Portugal’s growth determinants. This methodology allowed to study and
understand the variables that influence the decision problem under study, involving the
organization in the strategic reflection on the topic by pursuing a collaborative and
constructivist approach. The main results were validated by Axians Portugal, and a set of
concrete actions was proposed that allow for the company’s growth in the ICT consultancy
sector. The main contributions and limitations of the application are also discussed.