Teses e dissertações

Mestrado
Título

Perceived sustainability of European green capital: A tourist perspective

Autor
Conti, Stefania
Resumo
pt
O conceito de sustentabilidade percebida tem sido pouco investigado, e os fatores que influenciam a sua formação ainda menos. Este estudo propõe um quadro conceptual que explora a influência do comportamento das viagens na perceção de sustentabilidade a fim de compreender a sua potencial utilização em futuros estudos. Além disso, esta perceção relaciona-se com as variáveis de valor percebido, satisfação geral, intenção de recomendar e intenção de revisitar, sendo determinante na geração de uma vantagem competitiva dos destinos. Um estudo quantitativo de 203 turistas internacionais em Lisboa, a capital de Portugal, foi usado para validar o modelo e ampliar a investigação ao contexto das Capitais Verdes Europeias. Os resultados mostram uma relação direta entre o comportamento de viagem e a perceção de sustentabilidade, mas também entre o comportamento de viagem e a perceção de valor, corroborando as pesquisas anteriores sobre turistas verdes. Cada vez mais destinos turísticos em todo o mundo começam a incluir a sustentabilidade nas suas estratégias, e advogam o envolvimento dos interessados no processo de planeamento e monitorização. Para este objetivo, o estudo também provou que a avaliação da sustentabilidade percebida pode ajudar os gestores e marketeers a melhorar as suas estratégias de sustentabilidade com base no feedback dos turistas, e a comercializar o destino para alvos mais específicos através de comunicação personalizada. As perceções de sustentabilidade foram também consideradas como um fator-chave de satisfação e com consequências indiretas nas intenções comportamentais de lealdade, representando o objetivo final para um destino.
en
The concept of perceived sustainability has been scarcely investigated, and the factors influencing its formation even less so. This study proposes a conceptual framework exploring the influence of travel behaviour on sustainability perceptions, in order to understand its potential use in future segmentation studies. Moreover, the construct relates to the variables of perceived value, overall satisfaction, intention to recommend and intention to revisit to analyse their potential in generating a competitive advantage for destinations. A quantitative analysis of 203 international tourists in Lisbon, the capital city of Portugal, validated the model and expanded the research to the context of European Green Capitals. Findings show a direct relationship between travel behaviour and perceived sustainability, but also between travel behaviour and perceived value, corroborating previous research on green tourists. More and more tourism destinations worldwide are starting to include sustainability in their strategies, and advocate for stakeholder engagement in the process of planning and monitoring. To this aim, the study also proved that perceived sustainability evaluation can help managers and marketers to enhance their sustainability strategies on the basis of tourists’ feedback, and to market the destination to more specific targets via tailored communication. Sustainability perceptions were also found to be a key driver of satisfaction and to have indirect consequences on behavioural intentions of loyalty, representing the ultimate goal for a destination.

Palavras-chave

Satisfação
Satisfaction
Loyalty
Monitorização
Monitoring
Lealdade
Comportamento de viagem
Valor -- Value
Perceived sustainability
Travel behaviour
Percepção de sustentabilidade

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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