Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

Jogos online: Estudo exploratório da utilização das microtransações

Autor
Raimundo, André Miguel Marques
Resumo
pt
Na presente dissertação pretendeu-se apresentar e descrever, sob uma perspetiva histórica, o aparecimento das microtransações no mercado dos jogos online, bem como a forma como estas se foram desenvolvendo até chegarmos aos dias de hoje - isto, aliadas aos vários modelos de negócio que, consequentemente, acabaram por evoluir conjuntamente com as microtransações e sua respetiva aplicabilidade. Além da descrição evolutiva dos referidos modelos de negócio, pretendeu-se, também, perceber como é que os tipos de microtransações existentes – mais concretamente, aplicados a cosmetics, DLC ou loot boxes – são percecionados a nível de literatura. Objetiva-se, assim, perceber a possível relação destes com os transtornos aditivos que, inclusive, foram identificados e reportados em alguns estudos literários prévios. Outro dos objetivos foi, ainda, o de demonstrar que a legislação mundial não é coerente nem clara na sua posição quanto à temática das microtransações - ou seja, não existe, até então, nenhuma entidade que consiga regular, ou até controlar, a utilização destas práticas em qualquer população-alvo, tendo como maior foco de preocupação os mais jovens. O estudo que se seguirá procura perceber o impacto percecionado das microtransações nos jogadores portugueses, de modo a aferir se os resultados que serão obtidos irão ao encontro relativamente às evidências já obtidas por investigações similares, reportadas pela literatura estrangeira.
en
This theoretical review intended to present and describe, from a historical perspective, the emergence of microtransactions in the online gaming market, as well as the way in which they developed until we reach the present day - that is, allied to the various business models. which, consequently, ended up evolving together with microtransactions and their respective applicability. In addition to the evolutionary description of these business models, it was also intended to understand how the types of existing microtransactions - more specifically, applied to cosmetics, DLC or loot boxes - are perceived in the literature. Thus, the objective is to understand their possible relationship with addictive disorders, which have even been identified and reported in some previous literary studies. Another goal was also to demonstrate that world legislation is neither coherent nor clear in its position on the subject of microtransactions - I mean, so far, there are no organizations that regulate, or even control, the use of these practices in any target population, with younger people as the main focus of concern. The study that will follow seeks to understand the perceived impact of microtransactions on Portuguese players, in order to assess whether the results that will be obtained are in line with the evidences obtained from similar investigations reported in foreign literature.

Data

10-out-2022

Palavras-chave

Cosmetics
Jogos online
Online games
Microtransações
Design de jogo
Microtransations
DLC
Loot boxes

Acesso

Acesso livre

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