Title
Estratégias digitais e fontes não-convencionais de inovação: Análise de relações causais com recurso a Interpretive Structural Modeling (ISM)
Author
Farinha, Inês Moreira
Summary
pt
A digitalização parece ter acelerado nos últimos anos e muitas empresas viram o seu
modelo de negócio alterado para sempre. Nesse sentido, parece crítica a adaptação
das pequenas e médias empresas (PMEs) a novos modelos de negócio para que
possam prosperar, mantendo ou criando vantagens competitivas sustentáveis. As
especificidades das PMEs podem representar um obstáculo a este processo. No entanto,
poderão ser as suas maiores aliadas ao permitir uma adaptação fácil e rápida. Para auxiliar as
PMEs no que poderá representar o seu maior desafio, esta dissertação tem como objetivo a
conceção de um modelo de avaliação que interligue estratégias digitais e fontes nãoconvencionais
de inovação, capazes de promover a inovação sustentável das PMEs. Por forma
a alcançar este objetivo, o presente estudo assenta numa lógica construtivista e na combinação
de técnicas de mapeamento cognitivo com o método Interpretive Structural Modeling (ISM).
Tal combinação permitirá o levantamento e a avaliação de variáveis-chave que potenciam o
sucesso de um processo de inovação, bem como a identificação das respetivas relações causaefeito.
Para o efeito, foi selecionado um painel de especialistas nas temáticas em estudo, cuja
experiência profissional e conhecimento se revelaram mais-valias por permitir incorporar
componentes objetivas e subjetivas no processo de decisão. Os resultados obtidos e a potencial
aplicação prática do sistema desenvolvido foram validados numa sessão de consolidação com
um especialista da Agência Nacional de Inovação (ANI), tendo sido identificados alguns
contributos teórico-práticos, bem como as limitações do uso destas metodologias.
en
Digitalization seems to have speeded up in recent years and many companies have
seen their business models changed forever. In this sense, it seems critical for
small and medium enterprises (SMEs) to adapt their business models, allowing
them to thrive, maintain and/or create sustainable competitive advantages. The
specificities of SMEs may represent an obstacle in this adaptation process. However, these
obstacles may be their greatest allies by allowing an easy and quick adaptation. This dissertation
sought to develop an analysis system that interconnects digital strategies and non-conventional
sources of innovation, capable of promoting sustainable innovation in SMEs. To achieve this
goal, this study is based on a constructivist logic and combines cognitive mapping and
Interpretive Structural Modeling (ISM) to identify and analyze key variables and respective
cause-and-effect relationships that enhance innovation-process success. A panel of field experts
was created. By incorporating objective and subjective elements, the participants’ professional
experience and knowledge proved to be an added value to the decision-making process. The
results obtained and the system’s potential practical application were validated in a
consolidation session with an expert from the Agência Nacional de Inovação (ANI). Theoretical
and practical contributions, as well as the limitations of using these methodologies are also
discussed.