Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Plano de negócios para associação cultural "Capsula"

Autor
Martins, Francisco dos Santos Raposo de Quadros
Resumo
pt
A Associação sem fins lucrativos a ser criada pretende contribuir para o setor artístico e cultural em Lisboa através do desenvolvimento de eventos de música e arte, debates e workshops. O objetivo principal deste Plano de Negócios é apresentar a estratégia para o primeiro ano de programação. Para tal, foi realizada uma análise dos fatores externos que podem impactar o sector através de uma pesquisa descritiva e exploratória, pelo meio de um questionário realizado junto do público-alvo. Relativamente aos fatores internos, estes resultam da descrição das capacidades dos intervenientes e sua visão da identidade da Associação. O aumento do turismo e do interesse em participar em atividades culturais, e a oferta reduzida de produtos multidisciplinares em Lisboa, demonstram uma oportunidade de negócio clara. Tendo em conta as medidas resultantes do cruzamento dos fatores externos e internos, identificaram-se as diretrizes estratégicas; atendendo ao fato de existirem diferenças claras nas diferentes iniciativas, foram identificados diferentes segmentos para cada uma. O plano de ações apresenta as medidas que devem ser realizadas para a Associação iniciar a sua Programação em Outubro de 2022. Estas ações apresentam um custo reduzido, decorrente de uma estratégia de minimização dos custos. Ainda assim, para o estudo da viabilidade económico-financeira foram contabilizados os custos e receitas provenientes do primeiro ano, com vista a concluir sobre exequibilidade do projeto – que se apresenta como um projeto viável ao final de um ano de atividade.
en
The non-profit Association to be created aims to contribute to the artistic and cultural sector by developing music and arts events, debates and workshops. The main goal in this Business Plan is to develop a strategy for the first-year program, based on the creation of a viable business model that contributes to the dynamization of the cultural offer in the city of Lisbon. For this reason, an analysis of the external factors that could have an impact on this sector was performed through a descriptive and explorative investigation. Regarding its internal factors, they result from a description of the workgroup skills and vision for the Association's identity. The increase in tourism and interest in participating in cultural activities, as well as the small offer of multidisciplinary products in Lisbon demonstrated a clear business opportunity. Considering the measures that resulted from the connection of external and internal factors, the strategic guidelines of the project were identified; according to the fact that its activities present clear differences, different segments were recognized for each initiative. The action plan introduces the measures that have to be executed for the Association to start its program in October 2022. Most of these measures present low costs due to a cost minimization strategy taken by the core group. Nevertheless, for the economic and financial feasibility analysis, all costs and revenue for the first-year program were taken into account and the non-profit project was considered viable after one year of activity.

Palavras-chave

Cultura
Culture
Marketing
Business plan
Plano de negócios
Comunidade
Community
Eventos
Events
Associação cultural
Cultural association

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo