Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Novos Media
Título

O Canal 11 e os novos media: Uma aposta inédia para vencer fora das quatro linhas

Autor
Fernandes, Luísa Isabel Alvelos
Resumo
pt
À luz do que os Novos Media têm vindo a mostrar, com todas as novas tendências, o futebol é mais um exemplo desse novo itinerário capaz de marcar pontos fora de campo. Este trabalho pretende assim, demonstrar o caminho percorrido desde os legacy media aos new media – interligando-os pela multiplicidade de ecrãs que nos invade nos dias de hoje, e analisar também assim, a forma como o futebol trilhou o seu caminho acompanhando ou até potenciando este novo paradigma. Perpetua-se, assim, uma evolução nos clubes do aclamado “desporto-rei” e dos seus departamentos de comunicação, que tanto se fazem ouvir na sociedade. É a par disto que nascem novos projetos como o Canal 11, uma plataforma de conteúdos que a Federação Portuguesa de Futebol criou, que demonstra uma continuidade deste necessário crescimento a nível comunicacional. Torna-se, por isso, importante perceber em que contexto e de que forma é que este projeto nasceu, quais as suas repercussões no público-alvo/público português e até analisar as boas e más práticas relativas aos Novos Media que podem ajudar o Canal 11 a chegar ainda mais longe.
en
Considering what the New Media has been showing, with all the new trends, football is another example of this new itinerary able of getting points outside the pitch. This paper therefore intends to demonstrate the path taken since legacy media to the new media, connecting them through the multitude of screens that invade us today, and also analyze the way through which football made his path, following or even potentiating this new paradigm. An evolution has been perpetuated in clubs of the proclaimed “king-sport” and of their communication departments, that echo so much in society. This is what leads do the birth of new projects, such as Canal 11, a content platform created by the Portuguese Football Federation which shows the continuity of this necessary growth in a communication level. As such, it’s important to understand the context and in which way this project was born, what were its repercussions in the target audience/Portuguese audience and even analyze the good and bad practices in relation to the New Media, which may help Canal 11 go even further.

Palavras-chave

Futebol
Football
Televisão -- Television
Novos média -- New media
Gestão de comunicação
Legacy media
Communication management

Acesso

Acesso livre

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