Título
Online customer satisfaction about sharing bike market in China
Autor
Chen Li
Resumo
pt
Bicicletas compartilhadas, que representam uma substituição da viagem em carro privado,
resolveram o problema da "última milha" e mudou meios de transporte de propriedade
individual para serviço de compartilhamento. É uma forma de viajar amigável ao ambiente,
bastante popular na China. A satisfação dos usuários com bicicletas compartilhadas é essencial
para determinar se os usuários continuam a usar essas bicicletas. A Internet trata-se de um lugar
onde os usuários avaliam bicicletas compartilhadas. É significativo para o desenvolvimento do
transporte público na China estudar a satisfação com bicicletas compartilhadas por meio da
coleta de dados online da opinião pública.
Esta dissertação tem como objeto de investigação a satisfação de bicicletas compartilhadas na
China, coletando informações da opinião pública sobre bicicletas compartilhadas na Internet e
usando mineração de texto. Além disso, a análise estatística descritiva e o estudo comparativo
foram realizados em quatro grandes marcas na China (“Didi”, “Meituan”, “Hello” e “Ofo”).
Verificou-se que a satisfação para a Didi é a mais alta e para Ofo é a mais baixa. O aumento do
preço de bicicletas compartilhadas não afeta o nível de satisfação na sua maioria, e apenas em
alguns casos reduziram a satisfação.
A dissertação também estuda a correlação entre o clima e a satisfação com bicicletas
compartilhadas usando estatística descritiva, análise de correlação e análise fatorial. As cidades
de Chengdu e de Pequim foram escolhidas para analisar a correlação. Na pesquisa sobre a
satisfação de bicicletas compartilhadas em Pequim, verificou-se que existe uma correlação
específica entre as condições meteorológicas, a temperatura do ar e a pressão do ar e a satisfação.
A satisfação em dias de sol é maior do que em dias nublados. Na pesquisa em Chengdu, foi
descobrido que as condições climáticas não afetam a satisfação do usuário em compartilhar
bicicletas, e a opinião pública, temperatura máxima e velocidade do vento relacionam-se à
satisfação.
en
Sharing bike, which makes the replacement of private car travel possible, solved the “last mile”
problem and changed people’s travel idea from individual ownership to sharing service. It is an
environmentally friendly way of travel, which is quite popular in China. Users' satisfaction with
sharing bicycles is essential in determining whether users continue to use these bicycles. The
Internet is an important place for users to evaluate sharing bicycles. It is significant for developing
public transportation in China to study sharing bike satisfaction by collecting online public opinion
data.
This paper takes the satisfaction of sharing bicycles in China as the research object, collects the
public opinion information about sharing bicycles on the Internet, and obtains the satisfaction
data of sharing bicycles by using text mining. In addition, the descriptive statistical analysis and
comparative study were carried out on four major brands in China (Didi, Meituan, Hello, and Ofo).
It is found that Didi's satisfaction with sharing bicycles is the highest, and Ofo is the lowest. The
price increase of sharing bicycles does not affect its satisfaction in most cases, and only a few
cases will reduce the satisfaction.
This paper also studies the correlation between weather and sharing bicycles satisfaction using
descriptive statistics, correlation analysis and factor analysis. Chengdu and Beijing were the two
cities that selected to analyze the correlation between the weather conditions and sharing bikes
satisfaction. In the research on the satisfaction of sharing bicycles in Beijing, it is found that there
is a specific correlation between weather conditions, air temperature, and air pressure and the
satisfaction. The satisfaction on sunny days is higher than that on cloudy days. In the research on
the satisfaction of shared bicycles in Chengdu, it is found that the weather conditions do not
affect user satisfaction of sharing bikes, and the public opinions, maximum temperature, and
wind speed are related to the satisfaction.