Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

Sustainability on the craft beer sector: Management improvements towards sustainable business and supply chain transparency: A case study on BARONA Brewing Company

Autor
Pinto, Mariana Rosa Anselmo
Resumo
pt
A cerveja artesanal tem revolucionado a indústria e o mercado mundial da cerveja, através da sua diversificação, inovação, autenticidade e tradição. Estas PMEs vieram desafiar as grandes cervejarias que operam num mercado altamente homogeneizado e consolidado. Assim, enfrentar os desafios da sustentabilidade no sector da cerveja artesanal é urgente. Este estudo tem dois objetivos. O primeiro é compreender como é possível melhorar a sustentabilidade numa PME portuguesa fabricante de cerveja artesanal chamada BARONA Brewing Company e implementar práticas de sustentabilidade no modelo de negócio. O segundo objetivo é orientado para o nível operacional, procurando compreender como é possível esta microcervejeira adaptar-se a uma cadeia de abastecimento transparente. Para fornecer sugestões com valor, foi escolhida uma metodologia mista. Serão recolhidas informações sobre as atividades de sustentabilidade e da cadeia de abastecimento, através da observação direta no terreno e de entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que a sustentabilidade não é um foco para as cervejeiras artesanais. É um desafio melhorar os processos e as medidas de sustentabilidade, mas é possível incluí-la no modelo de negócio através da redução do consumo de recursos, minimização do desperdício e foco na produção eficiente. Assim será rentável e a empresa ficará mais próxima de uma abordagem totalmente sustentável. Quando se trata do tema de transparência da cadeia de abastecimento e da utilização de tecnologia de blockchain, isto é ainda mais desafiante uma vez que necessita de investimento de tempo e dinheiro, algo que algumas cervejeiras artesanais podem não ser capazes de disponibilizar.
en
Craft beer has revolutionized the beer industry and market worldwide through diversification, innovation, authenticity, and tradition. As a result, these SMEs challenged the large breweries operating in a highly homogenized and consolidated market. Thus, addressing sustainability challenges in the growing craft beer sector is a strong recommendation. Therefore, this study has two main objectives. The first one is to understand how to improve sustainability in a Portuguese SME craft brewery named BARONA Brewing Company and implement sustainability practices into the business model. The second objective is more geared to operational level and practical improvements, looking to understand how this microbrewery can adapt to a transparent supply chain. A mixed methodology was used to provide value-added suggestions. Information about the current sustainability and supply chain activities and performance will be collected through direct field observation and semi-structured interviews. Results analysis showed that sustainability is not a focus for SMEs craft brewers. Even though it can be challenging to improve processes and measures to accomplish it, it is possible to include it in a business model by reducing resource consumption, minimizing waste, and focusing on efficient production. This will be cost-effective and make the company closer to a fully sustainable approach. However, when it comes to the supply chain transparency topic and the use of blockchain technology this is more challenging once it needs an investment of time and money, something some SME craft brewers may not be able to dispose of.

Palavras-chave

Inovação
Innovation
Blockchain
Sustentabilidade -- Sustainability
Craft beer
Cerveja artesanal
Breweries
Sustainable business model
Supply chain transparency
Cervejarias
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Modelo empresarial sustentável
Transparência da cadeia de abastecimento

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo