Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

A sustentabilidade no principal operador postal em Portugal: Caso de estudo pedagógico CTT

Autor
Vieira, Catarina da Luz Miguel Miranda
Resumo
pt
Uma das temáticas com principal destaque nos dias de hoje consiste na Responsabilidade Social das empresas, contribuindo, entre outros, para o bem-estar da sociedade. Também a temática da Sustentabilidade tem ganho um peso cada vez maior na definição de prioridades e da Estratégia das organizações, dado o agravamento das condições climáticas no Mundo. Neste sentido, as empresas têm sido pressionadas pelos seus stakeholders no sentido de adotarem cada vez mais práticas consideradas socialmente responsáveis e sustentáveis, continuando a ser inovadoras e competitivas. A presente tese consiste num caso de estudo pedagógico com destaque para a empresa CTT – Correios de Portugal, SA., o principal operador postal em Portugal. No contexto da organização, serão aprofundados dois temas fulcrais – Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade. Neste sentido, serão ainda analisados tópicos diretamente relacionados com as temáticas centrais, como a criação de valor partilhado (Porter & Kramer, 2006), o modelo Triple Bottom Line (Elkington, 1997) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015). Assim, serão analisadas as práticas adotadas pelos CTT, relacionadas com as temáticas e tópicos acima mencionados, promovendo a consolidação dos conhecimentos teóricos através da aplicação num caso prático real. Este documento terá, por isso, utilidade para os estudantes de Gestão num contexto pedagógico, profissionais da área, empresas e potenciais empreendedores, que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre as temáticas apresentadas. Pretende-se, assim, que este documento inspire outras empresas a seguir boas práticas relacionadas com as temáticas em causa.
en
One of the subjects that stand out nowadays is the companies’ Social Responsibility, contributing, among others, to the well-being of society. The subject of Sustainability has also gained increasing weight in the definition of organizations’ priorities and Strategy, given the worsening climate conditions in the world. In that regard, companies have been pressured by their stakeholders to increasingly adopt practices considered socially responsible and sustainable, while continue to be innovative and competitive. This thesis consists of a pedagogical case study with emphasis on the company CTT – Correios de Portugal, SA., the main postal operator in Portugal. In the context of the organization, two key theoretical concepts will be studied – Corporate Social Responsibility and Sustainability. In this respect, topics directly related to central subjects will also be analyzed, such as the creating shared value, the Triple Bottom Line model and the Sustainable Development Goals created by the United Nations. Accordingly, the practices adopted by CTT related to the subjects and topics mentioned above, will be analyzed in a pedagogical context, promoting the consolidation of theoretical knowledge through application in a real practical case. This document will, therefore, be useful for management students, professionals in the area, companies and potential entrepreneurs who wish to deepen their knowledge of the content presented. It is intended, therefore, that this document will inspire other companies to follow good practices related to the subjects in question.

Palavras-chave

Stakeholders
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Sustainable development goals
Sustentabilidade -- Sustainability
Responsabilidade social -- Social responsability

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo