Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia das Emoções
Título

Vinculação e reconhecimento de emoções em jovens numa população clínica

Autor
Baptista, Patrícia Isabel dos Reis Matias
Resumo
pt
Para Bowlby (1990) a experiência da vinculação é a grande reguladora das emoções, sendo que o sistema de apego da vinculação é um ponto-chave na construção da identidade e é ativado em situações de stress, como a finalidade de diminuir o estado de alerta e reinstaurar o sentimento de segurança. Como tal, o objetivo deste estudo é perceber como a vinculação interfere no reconhecimento das emoções, num grupo clínico constituído por 20 elementos e um grupo normativo com 41 elementos. Podemos concluir que ao comparar os estilos de vinculação e reconhecimento de emoções através das expressões faciais, existe uma correlação significativa entre o reconhecimento da emoção 4, isto é, a zanga e o estilo de vinculação seguro, sendo que quanto ao resto das emoções e estilos de vinculação existem correlações, mas não são muito significativas.
en
For Bowlby (1990) the experience of attachment is great regulator of emotions, and the attachment system of binding is a key point in the construction of identity and is activated in stressful situations, such as the purpose of decreasing alertness and reinstate the feeling of security. Therefore, the objective of this study is to understand how the attachment interferes with the recognition of emotions in a clinical group consists of 20 elements and a normative group with 41 elements. We can conclude that when comparing the styles of attachment and emotion recognition through facial expressions, there is a significant correlation between recognition of emotion 4, ie, anger and secure attachment style, and when the rest of emotions and styles binding correlation exists but is not significant.

Data

27-ago-2013

Palavras-chave

Reconhecimento
Vinculação
Recognition
Attachment
Mestrado
Emoção -- Emotion
Trabalho de projeto -- Project work
Psicopatologia -- Psychopathology

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo