Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia das Relações Interculturais
Título

The impact of bilingualism on intergroup attitudes: The role of the perceived group status

Autor
Antonov, Alexandra
Resumo
pt
O estudo das atitudes intergrupais tem uma longa história na psicologia social. Embora exista muito conhecimento acerca dos mecanismos que sustentam estas atitudes, houve uma mudança substancial na compreensão e medição das mesmas. Recentemente, foi sugerido que as atitudes intergrupais são afetadas pela língua em que são expressas. Estudos anteriores demostraram que as pessoas mostram maior enviesamento intergrupal quando são testadas na língua nativa (L1) comparado com uma segunda língua (L2). No entanto, estes estudos foram conduzidos com participantes de grupos de baixo estatuto. O estatuto do grupo é uma variável importante nas relações intergrupais que aparenta influenciar cognições, emoções, pensamentos, sentimentos e o preconceito intergrupal de forma geral. No presente estudo, replicámos o trabalho anterior examinando o papel que a língua do teste tem nas atitudes intergrupais. Examinámos este problema usando dois grupos de estatutos diferentes. Além disso, explorámos se o estatuto percebido do grupo modera o efeito da língua observado nos estudos anteriores. Uma amostra de 184 bilíngues de Inglês-Espanhol completaram um IAT em L1 e L2. Os resultados indicaram que os participantes exibiram favoritismo endogrupal quando testados nas duas línguas. Mostraram também atitudes mais favoráveis ao seu próprio grupo (vs. ao exogrupo) quando completaram o IAT na sua língua nativa. Quanto às atitudes explícitas, os resultados indicaram que os participantes Mexicanos mostraram favoritismo endogrupal, enquanto que os Americanos revelaram favoritismo exogrupal. Finalmente, os resultados indicaram que a redução do enviesamento endogrupal implícito observada em L2 não foi moderada pelo estatuto percebido do grupo.
en
The study of intergroup attitudes has a long history in social psychology. Even if there is considerable knowledge on the mechanisms that sustain these attitudes, there has been a substantial change on how they are measured and understood. Recently, it has been suggested that implicit intergroup attitudes are affected by the language in which they are expressed. Recent studies have shown that participants show more intergroup bias on an Implicit Association Test (IAT) when tested in their native language (L1) compared to a second language (L2). However, these studies were conducted with participants of low-status L1 groups. Group status is an important variable in intergroup relations that influences cognitions, emotions, thoughts, feelings, and overall intergroup bias. In the current study, we replicated previous work, examining the role of the testing language in intergroup bias. However, we further investigated this issue by including two groups varying in status. Moreover, we explored whether group perceived status moderated the previously observed effects on intergroup attitudes. A sample of 184 English-Spanish bilinguals completed an IAT in L1 and L2. Results indicated that participants from both groups exhibited implicit intergroup bias. Notably, they showed more bias when taking the IAT in their native language, especially when the entire survey was taken in that language. Regarding explicit attitudes, results showed that Mexican people showed ingroup favoritism, and US Americans displayed outgroup favoritism. Finally, the results indicated that the reduction of implicit intergroup bias observed in L2 was not moderated by perceived group status.

Data

16-dez-2021

Palavras-chave

Linguagem
Language
Implicit attitudes
Explicit Attitudes
Atitudes implícitas
Bilinguismo -- Bilingualism
Intergroup bias
Perceived group status
Atitudes explícitas
Preconceito intergrupal
Estatuto grupal percebido

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo