Título
The influence of strategic factors on export performance in wine sector
Autor
Santos, Filipe Bettencourt Isabelinha Valério dos
Resumo
pt
Estudos anteriores mostram que o desempenho de exportação é um tópico central no tema de
Negócios Internacionais. Existem três teorias fundamentais abordadas nos artigos sobre
desempenho de exportação: a teoria do structure-conduct-performance, o resource-based view e
dynamic capabilities e a perspectiva comportamental e relacional com parceiros. Com base nestas
três teorias desenvolvemos um modelo conceptual, onde identificamos quais são os fatores
fundamentais que mais têm influência no desempenho das exportações. Para isso, dividimos o
desempenho de exportação em desempenho não-económico e desempenho económico e
interligámos estas variáveis com os fatores internos e externos da empresa e as suas capacidades de
relacionamento com parceiros. Para a realização deste estudo, usámos uma amostra de 93 empresas
de vinho portuguesas, onde a testamos usando equações de modelação estrutural, mais
especificamente o método PLS. Os resultados demonstraram que os fatores internos e a capacidade
de relacionamento com parceiros, contrariamente aos fatores externos, apresentaram uma
influência significativa no desempenho não-económico, que por sua vez influência o desempenho
económico. Os resultados mostram também o efeito mediador do desempenho não económico. Os
fatores internos e a capacidade de relacionamento têm influência indireta no desempenho
económico através do efeito mediador do desempenho não económico de exportação. Podemos
então afirmar que os fatores internos e a capacidade de relacionamento têm influência no
desempenho geral de exportações nas empresas de vinho portuguesas.
en
Prior research shown that export performance has always been a central topic in international
business. There are three main theoretical approaches used in export performance studies: the
structure-conduct-performance approach, the resource-based view and dynamic capabilities
approach and the relational or behavior perspective. Based on these theories we created an
approach to identify which are the most important factors that influence export performance,
dividing export performance into noneconomic and economic performance and how they connect
with the relationship capabilities and internal and external factors. This study, based on a sample of
93 Portuguese wine producers, develops and tests, using structural equation modelling (SEM),
specifically the partial least squares method (PLS), a conceptual model of the influence of internal
factors, external factors and partner relationship capabilities in export performance. Results indicate
that internal factors and partner relationships have an impact in the firm’s noneconomic
performance which influences economic performance. It is also shown by the results that external
factors doesn´t affect the noneconomic performance neither the economic performance. Moreover,
the results show the moderation effect of the noneconomic variable. Internal factors and
relationship capabilities have an impact in economic performance throw the mediation effect of
noneconomic performance. Overall, firms’ internal factors and relationships capabilities are crucial to
achieve a better export performance for Portuguese wine companies.